O NFC já faz parte da maioria dos smartphones há cerca de 2 anos, com execeção dos iPhones. Para quem não sabe o que é o NFC, se trata de um sistema de transferências de arquivos onde você pode transferir informações entre seu telefone e outros dispositivos NFC, como telefones, tags NFC ou dispositivos de pagamento. Há muito mais coisas envolvidas. Na semana passada, quando a Apple lançou os novos smartphones iPhone 6 e iPhone 6 Plus, a empresa surpreendeu e anunciou que eles viriam com NFC para ser usado principalmente com o sistema de pagamentos Apple Pay, também lançado no dia do evento. Porém esse é o problema.

apple-pay-tim-cook

Leiam também | O que é NFC e para que serve?

A Apple, sendo Apple, simplesmente capou o NFC dos iPhones. Segundo a empresa, o NFC será usado exclusivamente para realizar pagamentos no Apple Pay. Esqueça transferir fotos, contatos, arquivos, músicas e etc. Nem utilizar outros sistemas de pagamentos que utilizam o NFC poderão ser usados nos novos iPhones.

A informação partiu diretamente de um porta-voz da empresa e ele foi categórico ao dizer que os clientes só poderão utilizar o NFC do seu telefone se for para efetuar transações via Apple Pay. Quem sabe a Apple mude de opinião no futuro, afinal ela já vem mudando bastante suas antigas regras regidas a punho de ferro por Steve Jobs. O mercado está mais competitivo e a Apple não quer ficar para trás. O próprio lançamento de 2 smartphones com telas grandes já mostra como as coisas estão mudando.

De qualquer modo, assim que o jailbreak funcional para o iOS 8 sair os desenvolvedores de aplicativos não autorizados pela Apple conseguirão o NFC funcionar 100%, disso não tenho dúvidas.

Sem comentários

Deixe uma resposta