Os sempre controversos analistas da empresa de pesquisa de mercado IDC revelaram uma nova pesquisa mostrando o mercado de dispositivos conectados – uma categoria que engloba computadores, tablets e smartphones. Mais uma vez Samsung e Apple encabeçam a lista.

No terceiro trimestre deste ano, a Samsung teve a maior quota de mercado ficando com 21,8%  do market share e a Apple ficou em segundo lugar com 15,1%. A Lenovo caiu para o terceiro lugar ultrapassando de longe a velha de guerra HP.

market_share_unidades_vendidas

Como um todo, o mercado de dispositivos conectados cresceu 27,1% em relação ao terceiro trimestre do ano passado e as expectativas para a temporada de férias são de que o mercado vai crescer ainda mais. Obviamente o motivo da Apple e Samsung liderarem ganhando de empresas tradicionais da informática é o fato que smartphones e tablets são e serão quem mais apresentam crescimento o quarto trimestre sendo responsávei por 39,5% e 55,8% respectivamente. Já a venda de computadores irá diminuir um pouco.

Agora a pesquisa abaixo é feita em base no lucro delas, afinal vender milhões é bom, mas receber bilhões de dólares em troca dos produtos é melhor ainda. Nesse quesito a Apple é líder, como tradicionalmente acontece. A empresa de Cupertino vendeu 34,1 bilhões de dólares no 3 º trimestre deste ano. Fazendo uma média de todos os seus produtos em todos os mercados, a média de preço unitário seria cerca de US $ 744, bem mais que a média da Samsung que fica em torno de US $ 434.

O IDC também comprovou o inevitável: a queda nas vendas dos PCs a longo prazo. Eles disseram que a venda de computadores irá cair pela metade até 2016, em contrapartida a venda de tablets irá dobrar. E os smartphones? esses sem dúvidas são a galinha de ouro dos fabricantes. Vejam abaixo:

market_share_por_categoria

Sem comentários

Deixe uma resposta