Como todas as atualizações do iOS, a versão 6 do sistema da Apple para iPhone e Cia finalmente foi mostrado hoje durante o evento WWDC 2012. Esse evento tem como alvo os desenvolvedores de que trabalham como produtos da maça. Dentre as novidades do iOS podemos destacar a total integração com o Facebook e seu novo sistema de mapas e navegação que finalmente o deixa independente do seu rival Google. Outro novidade é a evolução do Siri que se mostrou mais útil ainda, isso se você mora nos EUA. O novo sistema entra hoje em fase beta e irá funcionar (não sabemos se totalmente) do iPhone 3GS  para frente, além do iPad 2 e 3 e iPod Touch de 4ª geração.

Novos Mapas: liberdade!

Há muito isso já era um rumor, que a Apple estava desenvolvendo seu próprio serviço de localização e mapas totalmente independente do Google Maps que era integrado ao sistema até então. Segundo a Apple ele já inicia suas atividades com 100 milhões de estabelecimentos listados. Oferece navegação passo a passo e mostra exibição de informações sobre o tráfego que a empresa afirma coletar dos usuários de forma anônima, de acordo com a Apple, vamos fingir que todos acreditamos nisso.

mapas-ios6-640x460

Com esse seu novo serviço a Apple dá uma voadora com os dois pés em empresas como a Tom Tom, Route 66 e tantos outros que ganham milhares de dólares com seus aplicativos para iOS.  Junto com o sistema de mapas o iOS 6 traz o app Flyover que apresenta mapas em 3D de cidades com renderização em tempo real, mas uma investida contra o Google.

Leia também | Ficha completa com as especificações do iPhone 4S

Tudo muito lindo e legal, mas será que irá funcionar de primeira – e bem – no Brasil?

Integração com o Facebook

O iOS agora é intimamente ligado ao Facebook sendo que você poderá fazer várias tarefas ligadas ao “Face” sem abrir nenhum aplicativo de terceiro: postar fotos, compartilhar páginas diretamente do Safari e até sua localizações. Basta você logar uma vez no Facebook que ele ficará conectado com o iOS e ativo para todos os aplicativos nativos da plataforma que serão compatíveis com a rede social. Podemos dizer que o iOS está para o Facebook igual o Google+ está para o Android. Agora o Facebook irá fazer companhia ao Twitter que desde a última versão do iOS também está totalmente integrado.

facebook-ios6-hero

Novos recursos do Siri

O tão famoso – não no Brasil – Siri agora ficou mais inteligente e reconhece melhor o contexto das frases, segundo a Apple. No evento foi perguntado para o assistente virtual sobre resultados de jogos de futebol americano e ele dava os resultados sempre certeiros. Também ele deu informações de restaurantes próximos mostrando preço médio de serviços. Ainda falando de restaurantes, a Apple fez uma parceria com o site OpenTable que permite que você faça uma reserva diretamente do celular. em determinado foi perguntado ao Siri sobre um filme e ele não só respondeu como mostrou até um trailer do filme.

Vários fabricantes de automóveis fizeram uma parceria com a Apple onde elas irão colocar um botão dedicado em seus carros para você conversar com o Siri.

Novo telefone

O aplicativo de telefone ganhou uma funcionalidade nativa – que o Android já tem – de responder uma ligação com uma mensagem automática como tipo, “estou ocupado”, “estou perto” ou outras do tipo. Você pode também ao invés de enviar uma mensagem automática, marcar a ligação como lembrete e retornar a ligação depois.

Aplicativo Do Not Disturb

O aplicativo Do Not Disturb (Não pertube) desativa todas as notificações do aparelho o deixando totalmente silencioso como se tivesse em modo off-line, porém ele continua conectado recebendo tudo. Ele apenas não te pertuba como sugere o nome.

Facetime

Finalmente depois de várias reclamações ao redor do mundo todo, o Facetime também poderá ser usado pela rede 3G. Sinceramente achava ridiculo uma video chamada que só funcionava por Wi-Fi.

Outra novidade é que agora a Apple vai unir seu número de telefone ao seu ID da Apple. Você poderá atender um FaceTime no seu Mac ou no iPhone/iPad. O mesmo vale para o iMessage.

Eu particularmente gosto de como a Apple evolui em suas atualizações. E vocês, o que acharam?

 

3 Comentários

  1. Tudo se copia, o google devia processar a apple tambem, pois 99% do apresentado já existe no android, e a galera fanboy comemora como se fosse a reinvenção da roda.

Deixe uma resposta