Já imaginou rodar um sistema desktop completo dentro do seu smartphone ou tablet Android? A ideia é antiga, a primeira empresa a tentar, mais ou menos, foi a Motorola com seu Motorola Atrix. Quando o aparelho estava conectado na sua Lapdock, ele passava a rodar uma interface totalmente diferente, onde na verdade era uma versão do Ubuntu customizada. Mas devido a extrema lentidão do aparelho ao ser conectado, não vingou. Mas saiba que já é possível ter essa experiência através de um projeto chamado LinuxOnAndroid, com ele você literalmente transforma seu Android em um Desktop Linux, usando distros como o Ubuntu, Debian e Backtrack.

Leiam também | Review do Motorola Atrix

Bem, com o projeto LinuxOnAndroid isso não só é possível como, na verdade, relativamente simples. Estão disponíveis imagens completas do Ubuntu, Debian e Backtrack.

E se engana que é coisa de hacker e cheio de dificuldades de instalação, o único requisito necessário é ter acesso como root no dispositivo. Mas os requisitos param por aí.

De resto, basta instalar o aplicativo LinuxOnAndroid e, adicionalmente, os apps Android Terminal Emulator e VNC Viewer.

loa-logo

Um passo-a-passo bem completo pode ser encontrado na wiki do projeto. Abaixo um vídeo demonstrando um Android transformado em um Desktop Linux:

1 Comentário

Deixe uma resposta