A era dos smartphones com certeza revolucionou a rotina básica: fazer operações bancárias, encontrar o melhor trajeto para chegar em casa ou ao trabalho, ficar atualizado com as últimas notícias, falar com os amigos ou simplesmente se distrair com um jogo enquanto está no transporte são pequenas coisas que ganharam novo significado. Mas o que há de mais legal nisso tudo é que pode ficar ainda muito melhor: você pode personalizar seu Android para que ele fique realmente com o seu jeito, preparado para qualquer ocasião que apareça na sua rotina – ou fora dela.

Launchers

Go Launcher Ex

go laucherVocê pode começar com os launchers, que personalizam mudando completamente o visual do seu Android de acordo com o seu estilo. Um dos mais legais é o Go Launcher Ex, ideal para quem quer complementar o sistema operacional com widgets, backgrounds e temas em alta definição. O aparelho fica mais “aconchegante”, até porque você personaliza tudo o que quiser. As interfaces são bonitas e intuitivas, com utensílios, ícones, efeitos, barra de ferramentas e todo o design geral baseado em jogos. O app é um dos mais populares do Google Play e é suportado a partir do Android 2.0.

Holo Launcher HD

holoO Holo Launcher HD é um pouco mais simples, mas também muito eficiente. Ele permite acessos mais rápidos com funções e temas no Android 4.1.1, o Jelly Bean. Está disponível apenas para os aparelhos que rodam com a versão 4.0 em diante, não ocupa muita memória, mesmo trazendo utensílios adicionais que fazer o aparelho fluir com muito mais facilidade. Há uma versão free com ícones customizáveis, imagens de fundo personalizadas e rolagens infinitas, e a versão plus, que é uma espécie de chave para desbloquear novas ferramentas da versão free.

Nova Launcher

nova

Já o Nova Launcher é muito leve (tem apenas 2.3 MB, ocupando 5,18 MB depois de instalado), estável e rápido. Apesar de manter o visual padrão do Android, traz recursos muito interessantes, mas também só pode ser instalado em aparelhos com versão 4.0 em diante. Dá para adicionar até nove screens, efeitos como o Cube nas telas, redimensionamento de widgets na tela inicial e até 7 ícones no mesmo dock. Na versão Prime, algumas funções, como as pastas dentro do menu de aplicativos e os gestos, fazem valer o gasto, que não chega a R$ 10.

Telas de bloqueio

Como o Android é um código aberto, praticamente tudo pode ser personalizado, inclusive a tela de bloqueio, um dos itens mais legais de serem modificados.

Lockbot Free

lockblock
O Lockbot Free, por exemplo, permite que você até crie temas e envie para o aplicativo para que outros usuários possam baixa-lo. Leve e livre de anúncios mesmo na versão free, ele permite que você faça um slide show de background, por exemplo, ou escolha uma play list, com três modelos de telas que se revezam automaticamente.

Magic Locker

magic lockerJá o Magic Locker é indicado para quem já tem mais conhecimento sobre uso de aplicativos e instalações, já que a interface não é muito simples e ele está todo em inglês. Mas há vantagens como temas diferenciados mesmo na versão free e uma variedade muito grande, que vão sendo guardado em uma galeria conforme são sendo baixados. Você vai encontrar temas bem diferentes e exclusivos também no Go Locker, um dos mais populares do Google Play, até porque a quantidade de temas oferecidos é imensa em relação aos demais. Classificado como excelente, o app oferece muitos recursos e um verdadeiro arsenal de home screen para todos os gestos.

Ringtones

Nada pior do que uma campainha irritante ou inaudível. Mas esse é um problema facilmente contornável com alguns aplicativos para você personalizar os ringtones, seja de SMS, chamada ou alarme.

ringtones

Se você gosta de colocar música, por exemplo, você pode cortar apenas o pedaço que você mais gosta da sua música favorita com o RingtoneMaker, editar suas músicas favoritas ou procurar outras versões pela internet e transformá-las em toques com o Ringtone Maker MP3, ou caprichar no próprio visual do aplicativo com uma interface bem trabalhada com o RingtoneMaker Mobile 17, de design caprichado. Já para quem quer ringtones prontos, o Zedge oferece uma ampla variedade, além de diversos papéis de parede estáticos animados.

Widgets

Que tal deixar seus sua tela com aparência circular? Alguns pacotes de ícones conseguem fazer isso também, modificando a aparência de ícones e widgets. O Nexus Circle, por exemplo, deixa os atalhos com aparência arredondada e colorida seguindo inspiração do Nexus X – e você ainda pode incluir um ícone que mostra o percentual de carregamento da bateria.

widgets

Já o CircleLauncher insere um círculo na sua tela que, ao ser acionado, dispõe os atalhos que você configurar em órbita.

Por outro lado, você pode usar um widget para nunca mais esquecer de comprar aquele remédio: o On {X} é um sistema de notificações que permite configurar diversas ações, até mesmo criar sua própria função JavaScript, incrementando todas as funcionalidades do aparelho, tornando-o único. Mais personalizado que isso, impossível.

Este texto foi oferecido pela equipe de redatores da BemMaisSeguro.com, empresa que concede seguro para smartphones e outros segmentos, especialmente para o Tekmobile. Esperamos que gostem e aguardem que vem mais por aí.

1 Comentário

Deixe uma resposta