Depois da invenção dos smartphones, o conceito de fotografia mudou completamente. Enquanto muitos fotógrafos profissionais zombam dos amadores e seus aplicativos, outros estão cada vez mais juntando os aplicativos à sua arte de fotografar. Juntando esses últimos e os amadores, os desenvolvedores de aplicativos tanto para Android como para iOS correm para atender a demanda cada vez maiores de consumidores de aplicativos de fotografia. De fato isso é uma mina de ouro em alguns casos, basta lembrarmos do Instagram que tornou seus criadores milionários após sua aquisição por parte do Facebook. Aplicativos de filtros para fotos é a onda do momento, o ato de compartilhar as fotos é cada vez mais comum, além da possibilidade de edição das mesmas. As ofertas de aplicativos são muitas, então abaixo uma lista com os 10 melhores aplicativos de filtros fotográficos para Android e iOS que consideramos os melhores atualmente no mercado.

1 – Instagram (Free – iPhone, Android )

instagram_itunes

Obviamente vamos começar pelo mais famoso. O Instagram, que custou bilhões de dólares do Facebook , basicamente lançou toda a categoria de filtros fotográficos que unem comunicação móvel com redes sociais. Outros tentaram imitá-lo, mas nunca conseguiram superar o modo fácil de usar e sua interface, além é claro de sua variedade de filtros que a comunidade construiu. O que é Instagram? É um aplicativo de câmera que pode fazer as suas fotos parecerem fotos profissionais graças aos seus filtros. Ele também se integra ao Twitter, permitindo que as pessoas sigam umas as outras para compartilhar suas fotografias. Sim, é uma ideia simples, mas essa ideia simples agora vale bilhões de dólares ;D

2 – Polomatic – (R$2,46 para Android e iPhone)

Comecemos por Polamatic. Com o mundo da fotografia a sofrer grandes alterações em curtos espaços de tempo, é normal que os usuários sintam cada vez mais a necessidade de procurar recursos mais inovadores. Os smartphones são cada vez mais procurados, até por fotógrafos de excelência. A sua capacidade de tirar fotografias e de as editar é fantástica. Além disso, sistemas operativos como o iOS e Android permitem que o usuário baixe alguns aplicativos que o ajudam a tratar das suas fotografias. Polamatic é um aplicativo de edição de fotografia, para iOS, onde o usuário pode brincar com as suas fotografias, desde que estas estejam inseridas num Polaroid.

 3 – Retro Camera (Free – iPhone , Android )

retro_camera_android

Antes que o Instagram chegá-se ao Android, uma infinidade de aplicativos interessantes de fotografias tentou preencher o vazio dele. Um dos mais divertidos é o Retro Camera (também disponível no IOS). Sempre quis ver como suas fotos tiradas do smartphones iriam ficar feitas por uma câmera pinhole? Ou talvez uma Polaroid velha? Câmera Retro dá aos usuários uma variedade de câmeras “da velha guarda” para dar as suas fotos vida nova, ou velha, depende do ponto de vista ;D

4 – Camera Fun  Pro ($ 0.99 – iPhone , Android )

camera_fun_iphone

Fun Camera é o mais divertido da lista, pois oferece uma das maiores seleções de filtros que adicionam outra imagens as suas fotos, ou mesmo vários tipo de molduras. Um exemplo: já pensou em saber como ficaria uma foto sua totalmente feita em lápis ? esse é apenas um dos filtros que o Camera Fun Pro tem.

 

 

5 – Camera + ($ 0.99 – iPhone )

camera_plus_iphone

Camera + está mais para um editor de fotografia do que para um gerador de filtro, mas isso não significa que ele não tenha vários filtros. Além de adicionar bordas, cortar, ajustar a rotação e ajustar a iluminação para o seu cenário, os filtros vêm em quatro categorias diferentes, com nove opções cada um. Isso inclui filtros de cor padrão (sépia, ciano, etc), filtros retro, como câmera de brinquedo, efeitos especiais incluindo miniaturização e polarização ou filtros nostálgicos como Contessa ou Helios. Camera + é fácil de usar e permite que você faça tudo o que você já aprendeu na escola de fotografia. Esse com certeza é um dos mais completos apps de fotografia.

6 – Camera Awesome (Free – iPhone )

camera_awesome_iphone

Esse app “incrível” tem o recurso “awesomize” que é um botão de um clique que otimiza a sua foto automaticamente mudando a nitidez, contraste, iluminação e vibração. Ele ainda tem o recurso preto-e-branco que é chamado de “Hoth” (o planeta de neve de Star Wars:  O Império contra atava), um desbotado tom sépia que é chamado de “More Cowbell”, e um filtro que se parece muito com fotos tiradas na Guerra Civil Americana é chamado de “The Dude”.

7 – Hipstamatic ($ 1,99 – iPhone )

hipstamatic_iphone

Esse app simula várias lentes também assim como o Camera Retro, porém tem uma interface mais complicada de se usar e é um aplicativo pago ($ 1,99 ), e para piorar ainda mais existe uma série de in-app para você adquirir lentes novas. Os usuários podem enviar suas fotos para Hipstamatic, que irá imprimi-los e enviar cópias para o usuário. Também permite o compartilhamento fácil com o Instagram, Flickr, Facebook, Twitter e Tumblr.

 

8 – Foto FX Ultra  ($ 4,99 – iPad )

photo_fx_ultra_ipad

Foto FX Ultra é um participante incomum nesta lista, pois só serve no iPad e não no Android e iPhone como os outros, por isso tem a coleção mais robusta de filtros disponíveis no mercado. mas sinceramente acho estranho essa posição pois poucos são os que realmente usam a câmera do iPad, afinal além da baixa qualidade o tamanho do iPad não ajuda você a não parecer um louco tirando fotos pela rua.

Por outro lado, esse aplicativo pode ser bem útil para melhorar aquelas fotos ruins que a câmera do iPad faz, pois além dos filtros ele também é um bom editor de fotos. Ele tem 77 filtros organizados em oito grupos, 934 configurações predefinidas e 65 de cor diferente ou looks em preto-e-branco.

Ele também pode ser útil para fotógrafos profissionais, pois dá para importar as fotos de outros lugares e editar nele, se você for um fotógrafo de verdade, 4,99 dólares pode ser um bom investimento.

9 – Picplz (Free – iPhone , Android )

picplz_iphone

O Picplz não tem muita coisa de diferente dos seus concorrente. Uma característica interessante é a capacidade de adicionar etiquetas para fotos, além disso ele permite que você compartilhe suas fotos no Facebook, Twitter, Tumblr, Quadrangular, Dropbox e Flickr. Ele é simples e não tem grande destaque mas é gratuito e pode satisfazer a grande maioria dos usuários entusiastas além que funciona tanto no Android como no iPhone.

 

6 Comentários

  1. Oi, a lista dos App é ótima…
    E eu tambem tenho uns app para voceis.. 😀
    Vsco, é muito bom e Pixlr Express!
    Esses sao muito bons! Beijos e obrigada!

Deixe uma resposta