Aplicativos essenciais que não podem faltar em seu smartphone

Aplicativos essenciais que não podem faltar em seu smartphone

Instagram: Como ter duas ou mais contas no Android
10 apps para facilitar a diversão dos paulistanos no final de semana
Aplicativos para driblar o alto preço dos combustíveis

Não importa se você é um estudante, empresário, executivo, dona de casa, taxista, vendedor, blogueiro, ou aficcionado em tecnologia: existem aplicativos essenciais para qualquer tipo de pessoa ter no smartphone

Muitos dos apps instalados em seu smartphone vem de fábrica, outros precisam ser instalados por você. Quais são os aplicativos essenciais para qualquer pessoa e não podem faltar em seu equipamento? Fizemos uma lista. Alguns talvez você já faça uso, outros podem ser desconhecidos. Confira.

1 – Aplicativos essenciais: Navegador

aplicativos essenciais navegadores

Dentre os aplicativos essenciais, o mais comum e mais utilizado em smartphone. Em muitos modelos, as fabricantes de smartphone inserem o seu próprio app para acesso à internet. É o caso da Samsung com seu navegador chamado Internet ou a Lenovo que coloca o Chrome como seu navegador padrão.

O grande problema nesse tipo de app que os fabricantes colocam como padrão é que pode ter sua segurança comprometida.

Isso se deve ao fato deles não terem o know-how de outros navegadores testados e comprovados à exaustão, como Chrome, Mozilla, Safari ou Opera.

Por isso, ao usar um navegador para o smartphone, escolha um que atenda bem sua necessidade e deixe suas informações protegidas. E fica dica: evite o navegador da fabricante de seu gadget. Isso não se aplica ao Google (linha Pixel e Nexus) e da Apple (Iphone), pois possuem seus navegadores próprios Chrome e Safari, respectivamente.

2 – Proteção e limpeza

Tentativas de roubos de cartões de crédito, senhas e informações pessoais são uma constante para quem usa o smartphone, e na realidade, a internet. Manter-se protegido dos criminosos virtuais é essencial. Assim, a escolha de um bom app antivírus deve fazer parte dos seus aplicativos essenciais. Tanto é assim que o primeiro app que muitos usuários instalam quando adquirem um novo smartphone é justamente um antivírus.

aplicativos essenciais seguranca

Há inúmeras opções gratuitas e pagas: Lookout, Avast, Kaspersky, CM Security, Norton, AVG, McAfee, são alguns dos antivírus mais utilizados no mundo.

Cada um tem suas particularidades e recursos, alguns comuns à todos. Podemos citar proteção em tempo real, análise em profundidade, remoção de malware e vírus, criptografia de dados, backup de informações, localização de smartphone, apagar ou bloquear o smartphone remotamente, navegação segura, proteção à cartões de crédito e contas bancárias, etc. Recursos básicos são encontrados nos apps gratuitos, ao passo que recursos mais avançados apenas na versão paga.

Os apps de limpeza e análise cumprem o seu papel para deixar seu smartphone funcionando sem problemas. Eles não podem faltar na lista de aplicativos essenciais para qualquer smartphone. O Clean Master e CCleaner são os mais utilizados. Contudo, há mais opções no mercado. Mesmo alguns antivírus tem a função de fazer limpeza de pastas, arquivos obsoletos, arquivos temporários, análise de apps, consumo e otimização de memória RAM, e análise do cartão de memória.

3 – Aplicativos essenciais – Comunicação

As comunicações são vitais no mundo dos negócios e na vida pessoal. Por isso, WhatsApp, Skype, Telegram, Allo, Facetime, Messenger, Hangouts e Duo ganham um lugar especial no smartphone. Por exemplo, a maioria de nós usa o Whatsapp para se comunicar com amigos.

aplicativos essenciais comunicacao

Entretanto, muitas empresas já viram neste app uma excelente ferramenta de trabalho que pode agilizar tarefas e aumentar vendas. Até órgãos do governo, como as Polícias Civis dos estados viram no Whatsapp uma ótima ferramenta para denúncias.

Dependendo de sua necessidade, os apps de comunicação podem cumprir satisfatoriamente seu objetivo. Você precisa de uma videoconferência? Facetime, Skype e Duo são excelentes pedidas. Seu propósito é atingir um grande número de pessoas com uma mensagem simples? Uma transmissão pelo Whatsapp pode ser a solução. São apps que não podem faltar no seu smartphone.

4 – Suítes de escritório

Quer ter em suas mãos todo o seu escritório? Então, a instalação no smartphone de aplicativos de escritório são essenciais. O ótimo Microsoft Office Mobile, disponível para Android, iOS e Windows Mobile, pode cumprir bem este papel. E sincronizado com o Onedrive pode ser melhor ainda, pois todos os seus arquivos estarão sempre com você.

aplicativos essenciais office suite

Lado à lado à suíte da Microsoft, encontramos o iWork, da Apple, com ferramentas para tarefas rotineiras: Pages (editor de textos), Numbers (planilhas) e Keynote (apresentações). Não podemos deixar de citar o versátil Google Drive, totalmente sincronizado com os serviço do Google, acompanhado de seus apps, Documentos e Planilhas.

E se quer algo mais sofisticado e se você tem um smartphone mais parrudo, pode ter algo como Chrome Remote Desktop ou Microsoft Remote Desktop. Esses permitem conectar remotamente o smartphone ao seu computador em casa ou no escritório. Desta forma, você terá não somente seus arquivos, mas todas as ferramentas de seu desktop.

Há outras opções para conexão remota, tanto para smartphone da Apple, com Windows Mobile ou Android, mas o objetivo é um só: facilitar sua vida.

5 – Redes sociais

As redes sociais estão totalmente integradas ao nosso cotidiano e não podemos viver sem elas. Por isso, os apps Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus, não podem faltar no seu smartphone. Fazer um comentário em sua página, acompanhar aquela promoção, verificar como está sua timeline, quais assuntos mais comentados no momento, são coisas essenciais que fazemos.

aplicativos essenciais redes sociais

Outros apps, igualmente, não podem faltar em seu smartphone: Leitores de livros (Play Livros, iBooks, Adobe), app de bancos (Bradesco, Itaú, BB), player (Play Música, VLC, Media Player), GPS (Google Maps, Here, Maps, Waze), gerenciador de emails (Outlook, Gmail, Mailbox), câmera e edição de imagens, gravador de voz, cronômetro, contatos, agenda, relógio…

Enfim, há uma infinidade de apps úteis, bons e que lhe ajudam nos momentos mais importantes de seu dia-a-dia. Também, existem diversos apps com a mesma função, alguns com recursos mais simples, outros mais sofisticados. uma coisa é certa: existem apps que não podem faltar em seu smartphone!

Então, conte para nós: Quais apps você considera essenciais e não podem faltar em seu smartphone?

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0
Google Analytics Alternative