Por muito tempo, muito mesmo, desde os tempos remotos da criação de sites como o Portal Detonando, existe a velha discussão em torno do sucesso ou não dos eBook para Android enquanto futuro da literatura. Pra mim, Eduardo, não existe mais discussão. Se colocarmos prós e contras na balança, os eBooks ganham de lavada dos seus primos de papel. Tem os pontos óbvios: eles são compactos, dá pra levar literalmente milhares de livros em qualquer Kindle da vida ou no Android. Eles são duráveis, podem durar virtualmente para sempre. eBooks são práticos como os velhos monstros de papel jamais serão; viu uma palavra que não conhece? Clique nela e o eBook Reader te leva ao dicionário integrado e te dá o significado da palavra, em mais de um idioma se quiser, com aplicação em frase e tudo. Por isso diremos qual o melhor aplicativo para leitura de eBook para Android.

Isso é incrível. Imagine como esse tipo de coisa facilitaria a vida das pobres crianças e adolescentes que são obrigados a ler livros como Senhora, de José de Alencar, na escola e de cada 10 palavras, entendem 5. A historia do livro é interessante, sem dúvida, mas muitas vezes a criança simplesmente desiste de ler, barrada pela verborragia pra ela indecifrável de José de Alencar. Agora com os modernos celulares, é fácil achar um ebook para Android.

[related_posts]Só que esses são pontos óbvios que qualquer um deduz, seja leitor freak compulsivo como eu, seja quem prefere ver o filme. Acho que a verdadeira beleza dos eBooks vai além disso. Posso estar sendo precipitado por falar por mim aqui como se falasse por todos, mas acho que não é caso: pra mim, poder carregar aqui mesmo no meu bolso todos os livros do meu autor favorito, Stephen King, é simplesmente algo fantástico. Absolutamente maravilhoso, e é o tipo de coisa que me faz amar tecnologia.

Veja: Stephen King já escreveu mais de 50 livros e mais contos do que eu posso me lembrar, e todos eu já li pelo menos 3 vezes cada um. Só que eu realmente adoro o que aquele cara escreve, e volta e meia me dá vontade de saber o que houve com Carrie de “Carrie, A Extranha” ou de relembrar como o Tom Hanks ficou ótimo no papel do filme quando releio “A Espera  de Um Milagre”. Só que não dá pra carregar esses livros por ai pra todo lugar que eu vou, ou numa viagem, mas eu não preciso carrega-los na verdade. Não quando posso ter todos estes livros e muitos outros aqui no bolso, no meu smartphone, e leva-los a qualquer lugar. Acho isso sublime, magnífico.

Já como ponto a favor dos livros de papel só sobra aqueles velhos argumentos que eu sinceramente só consigo chamar de fúteis: gente que não adere aos eBooks por não conseguir de desprender da imagem dos livros nas prateleiras, bonitinhos, ou de uma baboseira sem sentido sobre o CHEIRO dos livros. Entendo isso, ok, cada um é cada um e não estou aqui pra ditar regras -isso só faço na civilização que se desenvolveu na sujeira do meu teclado, da qual eu sou o rei supremo- mas eu sinceramente acredito que quem gosta de ler gosta de LER, e o modo como a historia chega ate os meus olhos para ser lida simplesmente não importa, seja nas 1200 páginas físicas de O Senhor Dos Anéis, seja no meu Kindle ou seja no verso da embalagem de Shampoo. Vamos então ao que interessa: aplicativos de leitura de ebook para Android.

Aplicativo para leitura de Ebook para Android

Mas eu estou divagando. Este é um blog de tecnologia e não de literatura, mesmo eu querendo acreditar que se você está aqui lendo isso é porque deve gostar da leitura, nem que seja um pouco. Escrevo este post porque recente andei procurando um bom app para ler eBooks no meu Samsung Galaxy SII, e vi que existem várias opções no Market. Tipo, várias MESMO. Testei todas (todas MESMO), e resolvi contar aqui qual gostei mais. E solução vencedora foi…

Aldiko Book Reader

O mais melhor de bom leitor de livros para Android

Por onde eu começo a falar da formidabilidade contida neste app de ebook para Android? Bom, ele é gratis, o que conta muito. E roda tanto em smartphones quanto em tablets Android, mesmo naqueles com especificações mais simples. Já testei o Aldiko até em um Samsung Galaxy 5 e ele rodou lisinho, apesar de que ler na telinha do G5 não lá muito agradável.

Um ponto que o app dá show é na possibilidade de customização da interface de leitura. Personalização completa, tamanho da letra, brilho da tela, cor do fundo, cor da letra, fonte. Existe uma função bem legal de leitura dia/noite que dependendo da sua escolha, deixa o fundo preto e as letras brancas ou as letras pretas e o fundo branco. Tecnicamente, se você escolher a opção “Noite” (fundo preto e letras branca), existe uma economia de bateria. Vai da sua preferência.

A função de pesquisa do Aldiko também é ótima. Clique em algum termo do texto que você esta lendo e o app te dá a opção de pesquisar o significado no dicionario do aplicativo, te deixa Googlar a palavra pro caso de você querer uma segunda opnião e até mesmo deixa dar uma olhada no artigo da Wikipedia sobre o termo, tudo explicadinho e muito fácil de fazer.

Existe uma loja de eBooks dentro do app onde você pode comprar os mais recentes best sellers, ou baixar milhares de clássicos pertencentes ao domínio público, digrátis. Caso a loja do Aldiko não possua o livro que você está procurando, ainda é possível procura-lo em varias outras lojas online parceiras.

Eu poderia falar e falar aqui sobre as pequenas coisas que fazem do Aldiko Book Reader o melhor leitor de ebooks para Android. Poderia falar dá função que marca o ponto onde você parou a leitura mesmo que você começe a ler outro livro, e que mesmo assim um marcador continua na leitura anterior, pro caso de você decidir retorna-la. Poderia falar da beleza e leveza da interface com as categorias, estantes e lojas bem separadas e da navegação intuitiva. Poderia até mesmo hablar sobre questões mais técnicas como ser possível trabalhar com catálogos e entregas de livros pelo sistema OverDrive.

Mas se você quiser entender porque ele é melhor do que as outras dezenas de opções de disponíveis, como o Moon Reader (que é feio que doí) ou o Google Books, ou mesmo o aplicativo do Kindle para Android, pegue o link pra download ai embaixo e tire, sei lá, meia hora do seu dia lendo alguma coisa do seu autor favorito, naquela fila do banco chata ou enquanto espera sua consulta no dentista. Não vai te matar, pelo contrario 🙂

 

Aldiko Book Reader   >   Download na Android Market

21 Comentários

  1. A uns tempos atrás andei buscando bons leitores e que fossem mais universais nos formatos de arquivos aceitos. Parei de buscar depois de testar o CoolReader, e hoje, toda vez que passo uma ROM, o CoolReader é a primeira coisa que instalo!

  2. O que falta para o Aldiko ser perfeito é ler em outros formatos e ter rolagem automatica.
    Testei alguns leitores , o melhor é o Aldiko para o android.

    Eles poderiam mesclar com o Mobireader ou o ZRreader, ambos leitores do morto symbian.
    bjos

      • Depende né? se for "Fulano FALTOU aulas de português.", insinuando que ele faltou algumas aulas da matéria, estaria correto… Mas como o foco não é essa discussão, como falaram antes, o autor está brincando somente, então, sem mais…

    • Baixe de sites piratas mesmo, como faço. Tem centenas de blogs que direcionam pra storages temporários com revistas, hqscans e ebooks ótimos, novos, atuais e caros. O aldiko lê quase todos sem problemas, e o Moon+ Plus lê o resto.

  3. olá, eu estou à procura de um e-reader que seja funcional e que permita ler o mesmo livro em vários dispositivos. Estava a usar o Mantano Reader mas para ter esta funcionalidade tenho de ter a Mantano Cloud (que fica 10€/ano).
    Alguém conhece algum e-reader com essa função e grátis

  4. Tenho o Moon + Reader, mas baixei o Aldiko. Acontece que o Moon + Reader é infinitamente melhor. Não é limitado, você também pode pesquisar na internet as palavras, pode até baixar um dicionário atualmente só em inglês, mas que não abre uma página na internet, e sim o próprio app o que é muito mais rápido. As únicas funções disponíveis só para assinantes se refere a estatística como quantas palavras você lê por hora etc, o que é muito legal. Todas as outras funções são liberadas, como nota, marcação além do que você pode mudar o plano de fundo, não só a cor, fonte, tamanho, você pode por uma imagem no fundo como um papiro por exemplo, existe uma infinidade que fazem a leitura ser muito suave, e nada disso eu encontrei no Aldiko.

  5. Com o Moon+Reader é posssivel baixar pdf free para ler??? ou somente os págos? fico grato se alquem puder responder.

  6. Realmente o Moon Reader, como estão dizendo é melhor que o Aldiko, mas ele não é o melhor no geral. Testei vários, vários mesmo, Cool Reader, Moon Reader, Aldiko, Ebook Reader, Fb Reader. Foram tantos que dos piores nem lembro o nome, mas cada um tem um pequeno problema, o Aldiko é lento, Moon Reader consome muita bateria e apesar de ser rápido apresenta umas pequenas travadas, o Cool Reader é todo desorganizado. O que usei por mais tempo, foi o Moon Reader, mas devido ao seu consumo exagerado de bateria resolvi procurar outro e encontrei. Recomendo, desses todos o FB Reader, muito leve, visual agradável, marcador de páginas automático e pelo que vi até agora a bateria não se vai tão rápido.

    • Pois bem Túlio concordo com voçê meu caro, porem qual seria o seu cel com qual testou e de quanto seria a sua respectiva bateria em valores? att

  7. Como vcs leram pdf Novo Aldiko?????
    Eu não consigo mudar nada,aumentar a letra bem cor.
    Estou usando o adobe reader mais nao tem como marcar o livro lido e ai complica pq eu me perco toda. Detalhe so uso formato pdf se alguém souber de um app como o modo de leitura dormir adobe e estante por favor , Meu avisse!!!!

  8. Os melhores são o Mantano Reader e Moon Reader…tanto nas versões gratuitas ou pagas. O moon ganha de qualquer um na quantidade de recursos, mas peca por não dá o número real de páginas. O Mantano é um visual clean, de extremo bom gosto,mas pra salvar suas anotações fora do celular só na nuvem da própria Mantano, desembolsando mais um valor por mês (absurdo).

Deixe uma resposta