Android lider

Finalmente aconteceu. De acordo com a consultoria Nielsen, que divulgou o seu relatório para o segundo trimestre de 2012, o sistema operacional do Google está presente hoje em 51,8% dos smartphones do mercado estadounidense e em 54,6% dos aparelhos novos comprados nos últimos três meses. E tudo isso antes do lançamento do Galaxy S III da Samsung.

O sistema da maçã, o iOS,  por outro lado esta longe de demonstrar um esgotamento, e continua sim aumentando sua fatia do mercado, porém num ritmo menor. Hoje a Apple tem sua plataforma em 34,3% dos aparelhos sendo que em novas vendas ela emplaca 36,3% da preferencia do consumidor nos últimos três meses. Entretanto os especialistas preveem uma “perda de ritmo” do modelo 4S, mas tudo isso por mudar com o provável lançamento do iPhone 5 no último trimestre do ano.

Quem continua em queda livre é o BlackBerry da Reasearch In Motion. Os canadenses tem apenas 8,1% do mercado total contando com a preferencia de apenas 4% de novos consumidores entre abril e junho. Desse jeito logo o BlackBerry que já dominou o mundo dos smartphones entrará na categoria OUTROS da pesquisa.

E o Windows, hein? O sistema da Microsoft ainda tem que conquistar os corações e mentes do mercado americano. Apenas 1,3% dos aparelhos rodam essa plataforma segundo a Nielsen apesar da promoção pesada do Lumia 900 numa operadora como a AT&T.

A pesquisa também revelou que dois em cada três consumidores preferem comprar um smartphone ao invés de um aparelho que só faça ligações e mande mensagens de texto.

Já quando se fala em fabricante a Apple lidera com os seus 34% do mercado, já que ela fabrica hardware e software – seria, na verdade, ilógico estes números serem diferentes. Já os 51,8% dos aparelhos que rodam Android dividem-se em 17% para a Samsung, 14% para a HTC, 11% para a Motorola e 9% para os outros fabricantes.

Via GSMarena

2 Comentários

Deixe uma resposta