A mesma empresa de pesquisa Kantar World Panel que disse que o iOS lidera nos EUA o mercado de smartphones no último trimestre, também falou sobre como anda o mercado de smartphones no Brasil. Assim como no resto do mundo, menos EUA, no Brasil o Android reina absoluto com 56,7% do mercado nacional.

Mas como sempre digo aqui,  o preço do iPhone torna o aparelho um item de luxo e ostentação por parte dos usuários. Na pesquisa o smartphone da  Apple tem apenas 0,4% de market share no mercado brasileiro, ou seja, é insignificante. Até o Bada – lembra dele – está na frente com 0,7%.

A força da Nokia no Brasil continua, afinal ela está firme em segundo lugar com 31,5% através do Symbian e também em terceiro lugar com o recém chegado Windows Phone com 4% do mercado, mostrando que o sistema da Microsoft tem um futuro promissor em terras tupiniquins. Com certeza esse número irá melhorar com a chegada do Lumia 920 e 820 no começo do ano que vem.

Abaixo o ranking completo:

  1. Android, com 56,7%
  2. Symbian, com 31,5%
  3. Windows Phone, com 4%
  4. RIM, com 2,7%
  5. Bada, com 0,7%
  6. iOS, com 0,4%
  7. Outros, com 3,9%

Mesmo a Nokia melhorando acho impossível chegar no Android. O sistema além de estar equipando aparelhos de várias marcas, está presente em todas as faixas de preços. E tem gente que pensa que o Android é destinado ao fracasso e o Windows Phone a glória absoluta. Tem louco para tudo.

4 Comentários

  1. Esta pesquisa mostra que no Brasil o que se vende são aparelhos mais baratos, Androids e Symbian (estes são oferecidos de graça pelas operadoras) então, se o WP8 não tiver aparelhos com estas caracteristicas não chega ao topo nunca.

  2. Devido ao baixo custo acredito que a linha asha venda bem….agora a Nokia com o wp talvez venda bem devido a qualidade do L920(boa câmera,boa construção), quanto ao OS WP acho uma bosta, além de fragmentado,pouco personalizável, poucos apps abriu um novo paradigma..gigantesca fragmentação store/apps entre o wp7.x e 8.x….tipica atitude porca da M$.

Deixe uma resposta