Sem dúvidas que o Android vem crescendo absurdamente a ponto de atualmente ser a plataforma mais usada no mundo mobile. Mas existe um campo que ele ainda não domina, para dizer a verdade ele está muito longe de dominar: jogos. Segundo um estudo feito pela Forbes realizado na Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos, foi comprovado que quem mais gera receita no mercado de jogos são os aparelhos da Apple. Eles reinam absolutos em seus segmentos: em smartphones com o iPhone e no mercado de tablets com o iPad.

Nos EUA, 19 milhões dos jogadores usam o iPhone o que representa 28% do total de gamers em smartphones. Ainda no iOS, outros 18 milhões jogam no iPod Touch que reina sozinho no seu segmento. No mercado de jogos para tablets, o iOS reina ainda mais absoluto abocanhando 60% do mercado total da categoria, o que representa 12.7 milhões de americanos.

A pesquisa feita em Março de 2012 também fez uma comparação entre o iOS e o Android, levando em consideração somente as duas lojas, App Store e Play Store. A combinação de todos os produtos que rodam o iOS  (iPad, iPhone e iTouch) representaram 84% da receita mobile. O estudo também mostrou que em ambos os sistemas o que mais rende dinheiro são jogos: elas representam 91% do total para o Android e 91% também para o iOS, isso nos EUA, pois na Alemanha e França essa porcentagem ficou entre 73% e 87%, ou seja, os americanos jogam mais que os Europeus.

E se fosse no Brasil, como seria? Será que existem mais usuário de iPhone ou de Android. Eu sinceramente acho que aqui é diferente pois graças aos preços abusivos praticados pela Apple no Brasil, não creio que ela leve vantagem. O que acham?

 

11 Comentários

  1. Vale ressaltar que além dos usuários do IOs terem maior costume de adquirir apps pagos que os usuários do Android e de que o mesmo app nas 2 plataformas tem receita em média 3x maior na loja da Apple, saindo dos dados estatísticos e partindo para minha opinião pessoal, creio que a plataforma IOS é mais robusta para jogos. Estou usando iPad 2 e o Galaxy Note, o segundo com mais RAM e muito mais clock que o primeiro, mas os jogos que experimento igual nas duas, o iPad apesar de ser 1 ano mais velho, consegue rodar com muito mais fluidez. A diferença no Asphalt6 é gritante! Para jogos mais simples como Angry Birds, não há diferença… Mas esses jogos com mais FPS e processamento que são o grande mercado de games né? (Sem desmerecer o Angry Birds, que considero o jogo mobile mais pop até hj, mas um jogo simples com tamanha receita e sucesso, é um caso raro)

    • Os jogos na sua maioria ficam incrivelmente melhores nos aparelhos da Apple graças ao seu Chip Gráfico extremamente potente e por esses jogos serem feitos sob medida do hardware, diferente dos Androids que devem ser feitos para vários tipos de GPU… No seu caso, o iPad2 usa uma PowerVR enquanto o Note um Mali-400… PowerVR é sem duvidas a melhor GPU do mercado portátil, e os chips da Apple são os melhores…
      Quem está chegando próximo das PowerVRs é a Nvidia com os chips ULP Geforce, no meu Tablet com Tegra 2 jogos como o Shadow Gun que é feito para o processador da Nvidia, fica tão bom quanto a versão do iPad…

      • brow na verdade o ipad 2 usa uma gpu dual core a PowerVR SGX 543MP2 que equivale a duas PowerVR SGX 543 por isso que ele consegue segurar graficos incriveis e ganha do tegra 2 e o iphone 4s usa o mesmo gpu o PowerVR SGX 543MP2 por isso mesmo ele tendo um cpu dual core de 800mhz com uma arquitetura um pouco mais antiga ele conseguer ter um desempenho muito melhor que muitos smarts tops ok e imagina o new ipad que possui uma gpu quad core PowerVR SGX 543MP4 e quase uma hd 6990 do mundo movel e ganha facil do tegra 3

        • O A5x só ganha em Gráficos do Tegra 3, em Cálculos toma uma lavada… E isso é esperado, nunca um Dual Core consegue ser mais rápido do que um Quad Core…

          A Comparação que fiz foi do jogo Shadow Gun que foi desenvolvido para o processador Tegra2, esse jogo tem graficos ótimos, no nivel desse mesmo jogo no iPad2…;)

          • "O A5x só ganha em Gráficos do Tegra 3, em
            Cálculos toma uma lavada… E isso é esperado,nunca um Dual Core consegue ser mais rápido
            do que um Quad Core…" ne isso mesmo brow o a5x e como um celeron dual core com uma hd 6990 kkkkk e o tegra 3 e um core i5 2500k com uma hd 7870 so para exemplificar ok mano rsrs
            o problema dos fabricantes de aparelhos top de linha com android e que os mesmos so se preocupam com cpu e meio que esquecem do gpu-fora aparelhos tegra 3 e 2- por exemplo o gs3 teve uma pequena melhora no gpu e um overclock so isso !!! e os soc's intel para android tem um otimo cpu single core mais no gpu deixa muito a dever !
            dessa forma o mercado de games para android vai continuar a mesma coisa

  2. Não acho um comparativo muito válido em cima da receita, pois muito aplicativos que são pagos na Apple Store, são de graça na Google Play, como por exemplo o Whatssapp e alguns jogos do Angry Birds.

  3. verdade, muita coisa que é paga na apple store é de graça no android. E mesmo quando um app é pago no android, muitas vezes você ainda tem a possibilidade de ter uma versão gratis.

  4. Essa pesquisa não mostra muita coisa. Com relação à receita, é lógico que o iOS leva vantagem, os jogos são quase todos pagos. No Android tem mais apps gratis e ainda tem os baixados na web (piratas). O fato de o iOS arrecadar mais no quesito jogos não quer dizer que tenha mais "jogadores" que o Android.

  5. Eu por exemplo tenho um monte de jogos instalados no meu android sem ter comprado. Na comunidade do orkut os caras disponibilizam vários jogos sem precisar pagar. E quem tem android e conhece nunca vai comprar jogos. Então isso não significa nada pra mim. Os jogos Tops, hoje em dia tem para ambas as plataformas. Os jogos rodam tão perfeitos quanto no iphone! Uma das coisas boas do android é isso, vc instala sem ter que pagar nada, agora se os apple-maniacos gostam de pagar, problema deles!

  6. Vai acontecer como sempre, a Apple vai levar pau novamente de outra plataforma como já vimos no passado PC x Mac … hoje há muito mais programas para PC e para Mac são raros … sem contar que as empresas como a Adobe primeiro desenvolve para PC para depois pensar em MAC (antes era quase que exclusivamente Mac).

    O preço dos Mac´s são altos demais e são somente da marca Mac (óbvio) já o Android temos Motorola, LG, Samsung e muitas outras … resumindo é lenda pensar que a Mac vai se manter na frente de todas essas empresas que vão trabalhar dia-a-dia no melhoria e lógico que quando mais aparelhos Android tiver as empresas que desenvolvem jogos e aplicativos vão dar preferencia para desenvolver para a plataforma mais usada. Correto ??? Vejam o Windows x IOS x Linux … para quem as empresas desenvolvem mais softwares ?

    Lógico Windows … então resumindo … o Android pode ser até inferior hoje, mas, em um futuro muito próximo vai demolir a Plataforma da Apple … Parabéns Apple por fazer mais uma fez uma plataforma fechada onde somente vocês tem acesso … a volta ao passado com os mesmos erros do passado.

Deixe uma resposta