android 7.0 N

Você é um usuário que aguarda ansiosamente a chegada do Android 6 Marshmallow no seu aparelho? Tenho uma má noticia. A nova versão do Android, até agora chamado de Android 7.0 N – provavelmente ficará como Android 7.0 Nutella – acabou de ganhar versões de teste para a linha Nexus. As imagens foram disponibilizadas pelo próprio Google.

Fazem apenas poucos meses que o Google revelou o Android 7.0 N para o público, mas especificamente para os desenvolvedores já que é uma versão de testes que deve conter muitos bugs.do se ouvir de você, mais do seu feedback que pode integrar”, disse o Google.

Novas funcionalidades do Android 7.0 N

Uma das novas funcionalidades do Android N será multitarefa dividindo a tela, assim como acontece no iOS, Windows e na versão personalizada da Samsung, o TouchWiz. E isso acontecerá tanto em smartphones como em tablets.

No modo multi-window, os usuários poderão dividir a tela do aparelho e executar dois aplicativos simultaneamente, seja no modo paisagem ou retato. Uma aplicação interessante dessa novidade é para quem tem uma Android TV, nela o usuário poderá desfrutar do modo picture-in-picture (PIP), que exibe um vídeo sobre outra aplicação.

Android 7.0 possui modo multi janela
Android 7.0 possui modo multi janela

Além disso, o painel de notificação foi totalmente redesenhado, com controles de energia no topo e um botão expansível no canto direito. Com isso, será possível responder uma notificação diretamente da barra, sem abrir o app por completo. As notificações também poderão ser agrupadas em um único aplicativo se o usuário desejar.

Android 7.0 N barra de notificações
Android 7.0 N agora com nova barra de notificações

Elas ficarão agrupadas a uma distância menor tornando assim as informações mais “juntinhas” mas mantendo as opções de resposta, respondendo diretamente na barra, como dito acima.

Também é possível ver que os menus de configurações rápidas estão diferentes, alinhados em cima da barra de notificações e poupando o usuário de ter que descer a tela para alterar alguma coisa. Por padrão, as principais configurações rápidas serão Wi-Fi, dados, lanterna, Não Perturbe e bateria. Ao expandir, o usuário pode guardar os atalhos em mais de uma página ― e os desenvolvedores podem criar suas próprias configurações rápidas em seus apps.

Em vez de misturar completamente as notificações do mesmo aplicativo (por exemplo: 3 mensagens de 2 conversas no WhatsApp), o Android N lidará com essas informações separadamente na barra de notificações, expandindo as conversas ainda nessa tela para limpá-las ou respondê-las individualmente.

Além disso, o recurso de economia de energia “Doze” está ficando ainda melhor. No Android 7.0 N, o Doze também irá funcionar quando a tela está desligada, porém quando os aplicativos estão ativos em background. No Marshmallow o recurso só funciona quando o dispositivo está totalmente ocioso.

Além disso, o novo Doze bloqueia algumas funções em background quando ativo (assim você não precisa ativar essa economia em cada aplicativo separadamente). Assim, os dados em background funcionam apenas no Wi-Fi.

Novo modo doze do Android 7.0 N
Novo modo doze do Android 7.0 N

Além disso, a economia de dados também informa aos aplicativos para gastarem menos dados. Dessa forma, se você estiver assistindo a um vídeo no YouTube, o app saberá que é hora de consumir menos recursos e diminuirá a qualidade do streaming. A novidade é que, mesmo em primeiro plano, o app usa menos banda. Também dá para autorizar um aplicativo a consumir a mesma quantidade de dados mesmo dentro desse modo.

Como instalar o Android 7.0 N na linha Nexus

Confira os links diretos para as imagens do Android N para cada smartphone.

Se você tem um dos aparelhos citados acima, não perca a chance de instalar a mais nova versão do Android em seu aparelho. Não se esqueça de deixar a sua opinião sobre o sistema aqui nos comentários.

Sem comentários

Deixe uma resposta