android 5.0 lollipop material design

O Android L finalmente foi lançado na semana passada, agora oficialmente com o nome Android 5.0 Lolliopop. Mas sempre que uma nova atualização do sistema surge todos ficam se perguntando o que realmente mudou. Passado o “alvoroço” em torno do lançamento, listamos e resumimos 10 da principais mudanças que aconteceram no novo sistema. Todas nós testamos na versão beta do Android L liberada recentemente, isso quer dizer que elas podem ficar ainda melhores na versão final que chega em Novembro para a linha Nexus.

Leiam também:

Tal como acontece com todas as atualizações do sistema operacional, existem pequenas melhorias na câmera, vídeo e experiência de áudio, juntamente com melhor multitarefa, desempenho e vida útil da bateria. No geral, O Lollipop irá fornecer uma experiência de usuário mais suave, aplicativos e serviços mais úteis e ajudar você a gerenciar melhor o que quer, ou não, ver. Por outro lado, vale ressaltar que muitas delas não são exatamente novidades, pois muitas delas já foram implementadas em várias ROMs de fabricantes.

1 – Comece de onde parou

O Android Lollipop traz uma novidade similar ao continuity que há no iOS 8. Isso facilita a alternância em vários dispositivos rodando o Android, ótimo para quem usa smartphone e tablet rodando o sistema, ou mesmo para quem pretende comprar a Google TV. Tudo o que você faz no seu smartphone pode ser continuado exatamente de onde parou em outro aparelhos que estejam conectados com a mesma conta do Google. Dá para assistir vídeos de onde você parou, ouvir músicas e até pesquisas recentes que você realizou em outro aparelho.

2 – Compatibilidade com vários dispositivos

O Lollipop ficou mais “universal”. Ele agora oferece suporte a dispositivos com diferentes tamanhos de tela, incluindo wearables como smartwatches, TVs e também carros. Segundo o Google, ele é projetado para ser flexível. Tudo isso para que ele possa funcionar em todos os seus dispositivos e ser personalizado de acordo com suas necessidades.

3 –  Material Design

Essa mudança já é bem conhecida. A fim de manter uma experiência de design única em vários dispositivos e serviços do Google, o Material design é uma interface que é similar em vários dispositivos  serviços da Google. O Chrome, Chrome OS, aplicativos Web como Gmail, Docs e outros também compartilham a mesma interface.

android 5.0 lollipop material design

O Material design inclui uma nova central de notificações.  As notificações agora aparecem como cards na parte superior da tela, e você pode realizar ações direto nela, como responder a uma mensagem. E quando você estiver jogando, ligações não vão mais pausar o jogo: elas aparecem como uma notificação na tela. Tudo para facilitar o uso.

4 – Melhorias no App de câmera

O Lollipop agora suporta nativamente o Burst Mode que tem como grande função usar velocidades altíssimas para fotografar o máximo de fotos possível no menor tempo, sendo, portanto, ideal para capturar imagens de crianças e esportes, por exemplo.

Ela também é capaz de gerar arquivos em formatos mais “crus” como o RAW, que são imagens mais próximas do real com menos processamentos de software.

O Lollipop adiciona recursos profissionais para seu app de câmera, como por exemplo controles manuais para controlar configurações para a abertura do sensor, configurações de lente e flash individualmente.

5 – Configurações de bateria

 Há um novo modo de economia de bateria chamado Battery Saver que prolonga a vida útil de seu aparelho por até 90 minutos, ótimo em uma situação de emergência que você sabe que vai ficar longe da tomada.

android 5.0 lollipop batery saver

É também mais fácil de gerenciar seu uso de energia. O sistema operacional adiciona um recurso que dá o tempo restante previsto antes que você precise carregar e, quando está carregando, ele diz cerca de quanto tempo será necessário para carregar antes de tirar da tomada.

6  – Maior segurança

Compartilhe o dispositivo de forma segura com o modo de usuário convidado, crie várias contas de usuário para permitir amigos se logarem em seu dispositivo. Em ambos os casos, ninguém será capaz de acessar seus arquivos privados. Também é bem útil para quem tem filhos.

Você pode até mesmo fixar uma tela específica para que outra pessoa possa acessar esse conteúdo e nada mais. Finalmente, o novo recurso Android Smart Lock permite desbloquear seu dispositivo com um smartwatch, com o carro, ou até mesmo usando expressões faciais.

Há também um sistema inteligente de bloqueio que evita que seu Android se emparelhe com um dispositivo que não seja de confiança que não seja seu smartwatch ou mesmo seu carro, por exemplo.

O sistema também traz um modo para proteger dados quando o celular é roubado. O Android 5.0 Lollipop traz a função chamada “Factory Reset Protection” e terá como função não permitir que uma pessoa desconhecida possa restaurar os padrões de fábrica do smartphone. Uma vez ativado, caso alguém tente restaurar o aparelho, o login da conta do Google será solicitado.

7 – Novo sistema de notificações

Agora você pode visualizar e responder às mensagens diretamente de sua tela de bloqueio, ou ocultar notificações de menos importância.

android 5.0 lollipop notificacoes

Há também o modo de prioridade através do botão de volume do seu dispositivo, ele permitirá que apenas certas pessoas e notificações sejam mostradas. Você também pode optar por evitar chamadas na hora que você estiver jogando ou assistindo um filme, já que há mesma será mostrada em forma de notificação e não de uma tela completa.

Você pode escolher quais apps e pessoas podem gerar notificações: dessa forma, você não será interrompido por um colega qualquer, mas saberá quando sua mãe entrar em contato. Isso se chama Priority Mode e pode ser ativado com o botão de volume.

8 – Novas configurações rápidas na barra superior

 As definições rápida, que ficam na barra de notificações, para acesso rápido, ganharam novos apps como lanterna, hotspot, rotação da tela e os controles de brilho da tela.

9 –  Experiência mais suave

A Google tornou o  runtime ART  padrão, e não mais opcional, com isso ele pretende melhorar o desempenho dos aplicativos, a vida da bateria e a capacidade de resposta do sistema. Ela ainda afirma que o novo sistema operacional melhora o desempenho do Android em 4 vezes, se comparado co o Kitkat.

Agora o Android compacta apps e serviços que estão em segundo plano, o que passa a exigir menos do sistema deixando processamento para o que está em primeiro plano. Lembrando que o sistema foi feito para funcionar perfeitamente até em aparelhos com 512 MB de RAM

Há também suporte para chips de 64 bits, como acontece com o iOS.

10 – Migração via NFC

Essa nova função, utiliza o NFC para migrar os dados do seu antigo android para um novo. Apenas conectando os aparelhos via NFC, todos os dados como sua conta Google, seus apps, contatos, SMSs e tudo mais passa de um para outro.

Sem comentários

Deixe uma resposta