Real Time Analytics
Tutoriais

Tutorial: Instalando o Android 5.0.2 Lollipop no Moto G de primeira geração

Ontem postamos um tutorial extremamente simples de como atualizar o Moto G 2014 para o Android Lollipop. Agora, pensando na galera que tem o primeiro modelo, o Moto G Dual Sim XT1033, vamos ensinar agora como atualizar ele para o Android 5.0.2 Lollipop, o tutorial é bem fácil e segue a mesma linha de raciocínio do Moto G 2014. O tutorial é de um brasileiro lá no site do XDA.

Confiram o review do moto G 2014, melhor custo beneficio da atualidade

A atualização tem que ser passo a passo, ou seja, primeiro é preciso atualizar para o Android 5.0, depois para o 5.0.1 e finalmente para o 5.0.2 e deixar seu Moto G Dual Sim XT1033 com o Android Lollipop redondinho. Vale lembrar que depois disso não será fazer o downgrade para o Kitkat, coloque sua conta em risco.

Compre agora o novo Moto G nas Americanas em parceria com o tekimobile e aproveite o preço incrível.

Também não é necessário ter acesso root ou ter o bootloader desbloqueado. Vamos lá. Antes disso, se algo der errado – que acho pouco provável – clique e veja um tutorial ensinando como reviver o moto G.

1 – Atualizar o Moto G Dual SIM para o o Android 5.0.

  • Antes de tudo, baixe a atualização OTA para ele, seguem 3 links: MediaFire, DevHost ou Google Drive.
  • Depois de baixar o arquivo, aqui um segredo para tudo dar certo. Você terá que renomear a numeração do arquivo de 210.12.40 para 220.21.16. No final, o título do arquivo será Blur_Version.220.21.16.falcon_umtsds.Brasil.en.BR.zip.
  • Agora que você renomeou o arquivo, copie o mesmo para a memória interna do Moto G.
  • Depois disso, no celular vai em configurações > sobre o telefone > atualizações do sistema. A atualização irá aparecer. Confirme e siga os procedimentos da tela
Leiam também:  [Android] Tutorial: Como fazer root no Samsung Galaxy S3 GT-I9300 com Android 4.1.2

Agora basta esperar a atualização terminar. Irá demorar, mas não se preocupe pois isso é normal. O Android 5.0 está com alguns bugs chatos, por isso o Google liberou rapidamente uma versão mais nova, uma atualização. Siga o procedimento abaixo agora como segunda etapa.

2 – Atualizando o Moto G Dual SIM para o Android 5.0.1

Como podem notar abaixo, o procedimento de atualização é exatamente o mesmo feito para a primeira atualização acima. Basta seguir o passo a passo que não há erro.

  • Baixe o arquivo de atualização OTA dessa verx para para o 5.0.. Cuidado para não confundir no computador com a versão anterior. Segue o link para download.
  • Novamente você terá que renomear o arquivo. Vale lembrar que assim como a primeira versão, se não fizer isso simplesmente não vai funcionar. Dessa vez renomeie a numeração de 220.21.16 para o número 220.21.25, vai ficar assim o nome final: Blur_Version.220.21.25.falcon_umtsds.Brasil.en.BR.zip. Você pode copiar o nome inteiro aqui e colar no seu arquivo se quiser.
  • Depois disso, no celular vai em configurações > sobre o telefone > atualizações do sistema. A atualização irá aparecer. Confirme e siga os procedimentos da tela.

3 – Finalmente atualizando o Moto G Dual SIM para o Android 5.0.2

Agora sim, chegamos a versão mais recente do Android Lollipop e também a mais estável que até agora não foi reportado bugs. A versão é o Android 5.0.2. Adivinhem como faz para instalar?… Quase igual aos anteriores, com a diferença que não precisa renomear o arquivo, mas vamos lá repetindo tudo para não dar chance de dar erro.

Leiam também:  [App Android] Tutorial: como atualizar o Galaxy S3 para o Android 4.1.2 Jelly Bean

Pronto, Moto G atualizado para o Lollipop.

Tutorial: AppsAndroid

Android, Tutoriais, Tutoriais Android

Instalar ROM Global e UnBrick Redmi Note 4 / Note 3 brickado (Midiatek MTK)

Recentemente comprei um Redmi Note 4 e, para minha infelicidade, veio com um ROM chinesa. Até ai tudo bem, pois…

Recentemente comprei um Redmi Note 4 e, para minha infelicidade, veio com um ROM chinesa. Até ai tudo bem, pois é só instalar a MIUI Global e tudo resolvido, já tinha feito o procedimento no Redmi Note 3. Mas em um tutorial errado, acabei brickando o aparelho. Mas no próprio forum da MIUI, achei um tutorial que ressuscitou o Redmi Note 4 (unbrick Redmi Note 4). Veja como no tutorial abaixo que serve tanto para bootloader bloqueado como desbloqueados.

Leiam também:

Esse tutorial também serve para o Redmi Note 3 que usa processador Midiatek – o Note 3 Pro usa Qualcomm. O processo é bem simples, sendo que consiste basicamente em apenas um programa que faz tudo: o So Flash Tools. O melhor é que serve tanto para bootloader bloqueado como desbloqueado.

Downloads necessários

Para baixar os drivers da Mediatek para Windows, clique aqui. Junto do arquivo também vem o programa Sp Flash Tool editado, próprio para esse procedimento. Lembrando que caso você esteja usando Windows 10, será necessário desbloquear a instalação de drivers não assinados digitalmente, para isso uma rápida busca no Google resolve.

unbrick Redmi Note 4 SP Flash tools

Obviamente também será necessário o download da ROM Global do Note 4. Para baixar sempre a mais nova, basta ir até http://en.miui.com/a-234.html e escolher a mais nova, seja para o Redmi Note 3 (MTK) ou para o Redmi Note 4.

O terceiro arquivo é uma modificação para a ROM. É justamente essa modificação que faz a mágica acontecer, caso não realizá-la seu aparelho será brickado. É o arquivo cust_global.rar. Link para download. Para fazer download, será necessário cadastrar no foruma da MIUI.

Leiam também:  Atualizando o Galaxy S2 lite para Android 4.2.2

Passo a passo para ressuscitar o Redmi Note 4 (Unbrick Redmi Note 4) ou Redmi Note 3

1 – Instalação dos drivers MTK

Após descompactar o arquivo baixado, navegue até a pasta MTK_Driver_Installer_.1352 ext. Dentro dela execute o programa DriverInstaller.exe como administrador.

2 – Substituição do arquivo cust.img

Depois de muita pesquisa, descobri que o grande vilão da instação mal sucedida foi um arquivo chamado cust.img que faz parte do arquivo zipado da ROM. Ele contém informaões sob localização e outros coisas. Para o upgrade do Redmi Note 4, ou para fazer o unbrick Redmi Note 4 brickado para a MIUI 8, é necessário trocar esse arquivo.

Descompacte o arquivo compactado cust_global.rar. Dentro dele está o cust.img. Copie ele e cole dentro da pasta da ROM zipada (também baixada no começo). Ele pedirá para substituir o arquivo existente, aceite. Pronto.

3 – Instalando a ROM GLobal da MIUI 8 no Redmi Note 4

Depois de descompactar o arquivo SP+Flash+Tools+&+Drivers+for+Nikel_by+MrRaines.rar navegue até a pasta SPFlash-v5.1632-Edited e execute o arquivo flash_tool.exe.

Depois do programa iniciar, haverá dois campos para selecionar arquivos. Em Download Agent, navegue até novamente até a pasta do SP Flash Tools, dentro dele selecione o arquivo MTK_All_In_One.bin. 

unbrick Redmi Note 4 SP Flash tools

Em Scater-loading, navegue até a pasta images dentro do arquivo da ROM Global da MIUI 8 para Redmi Note 4. Lá dentro, escolha o arquivo MT6797_Android_scatter.txt. A tela do programa ficará como acima. Agora, deixe sem selecionar apenas o arquivo preloader, o primeiro quadradinho. Depois clique em Download, na seta verde. O programa ficará com todas as linhas cinzas.

4 – Preparando para atualização e unbrick Redmi Note 4

Deixe o celular desligado e o cabro micro USB conectado somente no PC, no Redmi Note 4 não.

unbrick Redmi Note 4 SP Flash tools

Agora, no Redmi Note 4, aperte o botão Volume (-) (volume para baixo). Com ele apertado, conecte o cabo USB. NÃO SOLTE O BOTÃO DE VOLUME. O SP Flash Tools irá reconhecer o aparelho (somente se você instalou os drivers corretamente, como descrito no começo). A faixa de progressão irá mudar várias vezes de cores, quando ficar amarela, pode soltar o botão de volume. Agora é só esperar ate aparecer a mensagem de Download Ok, como mostra na imagem abaixo:

Leiam também:  "Ok, Google" em qualquer tela e em português no Android

unbrick Redmi Note 4 SP Flash tools

Pode desconectar o celular do USB. Aperte o botão de ligar até o Redmi Note 4 dar uma “tremedinha”, é sinal que ele ligou. Agora espere o sistema iniciar, pode demorar de 5 há 15 minutos.

Pronto, Redmi Note 4 atualizado e ressuscitado depois do brickado, e rodando a MIUI 8 Global.

 

 

materia completa
Android, Tutoriais, Tutoriais Android

Instale o Android 5.0.2 Lollipop no Moto G 2014 sem root e sem bootloader destravado, é oficial

Existem diversos tutoriais na internet ensinando a como instalar o Android 5.0.2 Lollipop no Moto G 2014, porém em 99%…

Existem diversos tutoriais na internet ensinando a como instalar o Android 5.0.2 Lollipop no Moto G 2014, porém em 99% envolve fazer um backup do Lollipop através de um custom recovery. O problema desse método, é o fato de você obrigatoriamente ter root e bootloader desbloqueado, isso automaticamente anula sua garantia e ainda não receberá mais atualizações via OTA. No método abaixo, original do AndroidPIT, nada disso é preciso, você instala o Android 5.0.2 no Moto G 2014 através de um arquivo OTA oficial da Motorola salvo no seu SD. Lembrando que esse tutorial teoricamente serve somente no Moto G DTV Colors 16GB, não testei em outro modelo. Vamos lá então.

Se você possui um Moto G Dual SIM de primeira geração, o Xt1033, também temos um tutorial de como atualizar ele para o android 5.0.2 lollipop. Clique aqui se for o seu caso.

São dois métodos, o primeiro é extremamente simples.

Compre agora o novo Moto G nas Americanas em parceria com o tekimobile e aproveite o preço incrível.

Como instalar o Android 5.0.2 Lollipop no Moto G 2014 – Primeiro método

Baixe esse arquivo e salve o mesmo no seu cartão de memória ou mesmo na memória interna do aparelho. Feito isso, reinicie o aparelho. Depois de ligado, vai até Configurar > Sobre o telefone > Atualizações do sistema. Deve aparecer a atualização para o Android 5.0.2 Lollipop, depois disso basta seguir o que está escrito na tela.

Leiam também:  [Atualizado] Saiba como atualizar o Motorola XOOM para o Android Jelly Bean 4.1.1

Confiram o review completo que fizemos do Moto G 2014, o melhor custo beneficio da atualidade.

Como instalar o Android 5.0.2 Lollipop no Moto G 2014 – Segundo método

Caso o primeiro método não dê certo, faça esse que é um pouquinho mais complicado, mas não deixa de ser fácil.

Confiram a lista com os 10 melhores smartphones até 1000 Reais, que obviamente o Moto G lidera.

  1. Primeiro baixem o arquivo OTA.
  2. Depois coloque no cartão de memória e reinicie seu aparelho…
  3. Após o celular estar ligado, use um gerenciador de arquivos para achar ele, pode ser qualquer um disponível na Google Play. Além dele, é necessário ter um app para extração de arquivos RAR para ele.
  4. Com os apps instalados, no gerenciador de arquivos ache o arquivo que você salvou e depois descompacte ele (com o app de arquivos RAR baixado anteriormente). Feito isso, ele vai abrir e aparecer a tela de atualização na hora e ai basta seguir todo o processo descrito na tela. Caso não apareça nada, vai até Configurar > Sobre o telefone > Atualizações do sistema.
  5. Após a atualização, restaure o celular para o padrão de fábrica e ele vai voltar sem vestigios do Kitkat e rodando lisinho o Android 5.0.2 Lollipop no Moto G 2014.

Tutorial: Apps Android

materia completa
Android, Tutoriais

“Ok, Google” em qualquer tela e em português no Android

O Google atualizou agora pouco o app “Google pesquisa” para Android e, finalmente, o comando de voz “Ok, Google” funciona…

O Google atualizou agora pouco o app “Google pesquisa” para Android e, finalmente, o comando de voz “Ok, Google” funciona com o português do Brasil. Antes só era possível através de modificações no aplicativo. Outra coisa é que se você estiver utilizando o Google Now Launcher, ainda é possível que o comando funcione em qualquer tela.

Tudo começou quando na semana passada o Google lançou o Android L, uma de suas novidades é que o famoso “Ok, Google”  iria funcionar para outros idiomas e também sem tocar na tela, mesmo na de desbloqueio. Até então, essa funcionalidade era oficialmente exclusiva do Moto X, em outros aparelhos até funcionava dependendo do idioma, porém o usuário tinha que primeiro tocar na barra de pesquisa e depois dizer o comando “Ok, Google” .

Para funcionar, basta atualizar o aplicativo “Google Pesquisa” na Play Store. Só lembrando que tem muitos usuários que ainda não receberam a atualização. Além disso, o recurso de utilizar diretamente na tela, sem estar no Google Now ou clicar na barra de pesquisa, está sendo liberada aos poucos por contas. Para ativar, dentro do Google Now, clique em definições> Voz> em idioma selecione “Português do Brasil”. Na mesma tela irá aparecer “ Detecção de “OK Google”, clique nela. Ai que vem as diferenças. Para a maioria irá aparecer somente “A partir da aplicação do Google Now”. Significa que irá funcionar somente dentro do app do Google Now. Para outros felizardos irá aparecer também “A partir de qualquer tela” e “A partir da tela de bloqueio”.

Screenshot_2014-07-02-12-45-01 Screenshot_2014-07-02-12-44-57

 

Agora, se você tem acesso root e um Custom recovey instalado, basta baixar e instalar via recovery esse arquivo .zip que é um Google Now Launcher modificado, reiniciar o celular e pronto. Embora as opções  “A partir de qualquer tela” e “A partir da tela de bloqueio” não estarem presentes, irá funcionar normalmente, basta utilizar o Google Now Launcher como padrão.

Leiam também:  [Android] Tutorial: Como fazer root no Samsung Galaxy S3 GT-I9300 com Android 4.1.2
materia completa
Android, Tutoriais

5 funções do Android L que você pode ter agora no seu Android

O Google anunciou na semana passada a nova versão do Android, o Android L. Embora somente o Nexus 5 ganhou…

O Google anunciou na semana passada a nova versão do Android, o Android L. Embora somente o Nexus 5 ganhou uma versão de desenvolvedor, já é possível usufruir de algumas das novidades que o novo Android L traz em outros aparelhos. Alguns são aplicativos simples, alguns são configurações pré-existentes que você pode não ter tido conhecimento e alguns exigem um pouco mais de esforço 

Android L

Teclado do Android L

Um dos novos apps destacados pelo Google foi o novo teclado, muito mais chapado e sem linhas dividindo as teclas, seguindo o padrão do Material Design. Assim que a foi lançada a versão de desenvolvedor do Android L, alguns developers vasculharam o código para achar qualquer coisa que fosse funcional para outros aparelhos. O novo teclado do Android foi o primeiro a surgir, graças a Shen Ye. Você pode baixar gratuitamente ele agora na Play store.

Android L teclado

ART

O ART já está disponível na opção de desenvolvedores do Android Kitkat desde seu lançamento. O problema é que nem todos os aplicativos suportam o ART e você assim você pode perder algumas funcionalidades. Mas como o Android L adotou oficialmente o ART, por livre e espontânea pressão os devs terão de adaptar seus apps. Lembrando que o Google diz, que o ART garante o dobro de velocidade do atual Dalvik na hora de executar apps. Então, mesmo rodando o Kitkat basta ir em “Opções Desenvolvedor” na configuração de seu celular e lá mudar de Dalvik para ART. Somente no Android Stock isso funciona, bem como ROMs modificadas que utilizam o Android puro como base.

Android L ART

Notificações na LockScreen

Não vamos ensinar como ter a lockscreen original do Android, ainda não é possível. Porém existe um app chamado Nils que faz exatamente isso: colocar notificações na tela de bloqueio do Android stock. Basta baixá-lo aqui.

Leiam também:  Atualizando o Galaxy S2 lite para Android 4.2.2
Android L notificações

Bootanimation (Animação de inicialização)

Você também pode obter a nova animação de inicialização do Android L. Você tem duas opções: baixar o zip flashable dele para ser utilizado através de algum custom recovery como o CWM e o TWRP, ou pode baixar oarquivo de animação de inicialização não-flasheável e substituir o arquivo de animação de inicialização existente no seu Android usando um gerenciador de arquivos root. Lembrando que em ambas as opções, é necessário um aparelho rooteado.

Android L bootanimation

Google Now Launcher do Google L com Material Design

Primeiro você precisa instalar a versão do Google Now do Android L (basta instalar o GoogleHome.apk depois de baixar). Então você precisa mudar manualmente o arquivo build.prop para obter o tema do Material Design (obviamente precisará de acesso root). Em seu explorador de arquivos raiz vai para sistema e abra o arquivo ebuild.prop, depois altere alinha de ro.build.version.codename = REL para ro.build.version.codename = L (basta apagar o RE) salvar e reiniciar. Agora você deve ter o lançador temático material. Cuidado: Alterar o arquivo build.prop pode ter alguns efeitos estranhos (que são geralmente reversíveis), como a perda da conexão 4G.

Papéis de parede do Android L

Para quem gosta de apenas modificar os papéis de parede, clique no link para baixar os papéis de parede Android L (há os papéis de parede padrão KitKat lá também).

Android L lockscreen

Novas teclas de navegação do Android L

Outra interessante mudança no visual, foi que agora os botões de navegação do Android L são novos e iguais ao dos controles dos Playstations.  Se você tem um celular que os botões são na tela (obviamente), você precisará fazer isso através de um módulo do Xposed. Obviamente, você precisa ter o Xposed framework instalado, mas se você já tem, tudo que você precisa fazer é baixar o APK dos botões, ative-o no Xposed framework e reinicie o celular.

Não se esqueça que você vai precisar também ter instalada a última versão do Google Play Services.

Via XDA

materia completa