Essa semana a Microsoft anunciou o novo Windows 10 – e pulou o Windows 9 – e trouxe diversas mudanças. Podemos dizer que é um Windows 8 com funções perdidas nas versões anteriores, eles ouviram os usuários e isso é bom. A versão anunciada é compatível com PCs e tablets. O sistema, que vai suceder o Windows 8, deve ser lançado comercialmente no primeiro semestre de 2015. Veja as principais novidades que ele vai trazer.

1. Menu Iniciar

menu iniciar - windows 10

Sim, ele voltou. A principal reclamação contra o Windows 8 é isso. Parece simples, mas isso confirma que os usuário nem sempre estão preparados para mudanças drásticas. Quando lançou o Windows 8, há dois anos, a Microsoft desagradou aos usuários de PCs ao privilegiar o comando por meio de tela sensível ao toque. O menu Iniciar, muito conveniente para uso com mouse, desapareceu. No Windows 10, ele volta ao sistema operacional redesenhado. Essa é a grande diferença, além de voltar ele está modificado e ainda mais útil que antigamente. A principal são os Lives Tiles, como vemos a seguir.

2. Live Tiles

live tiles - windows 10

A Microsoft irá integrar todos os seus devices no futuro: PCs, tablets e smartphones usarão o Windows 10. O novo menu Iniciar mantém a familiar coluna de ícones que existia no Windows 7 e no XP. Mas também inclui uma área com Live Tiles, aqueles retângulos que exibem informações e permitem acionar aplicativos no Windows 8 e no Windows Phone. Essa área pode ser personalizada pelo usuário. Uma função que começou nos smartphones e torná-se totalmente funcional no Windows 10. Eu sei que já existia no 8, mas no Windows 10 eles ficaram mais úteis.

3. Busca

busca - windows 10

Mais uma função que está integrada ao novo menu iniciar faz parte de nossa lista. No Windows 8, para fazer uma busca é preciso ir à interface nova (que a Microsoft chama de “moderna”). No Windows 10, a função de busca estará presente também no menu Iniciar. As pesquisas serão feitas tanto no próprio PC ou tablet como na web.

4. Apps na área de trabalho

apps  - windows 10

Mais uma novidade que torna o Windows 10 mais universal. No Windows 8 o usuário tinha duas interfaces separadas. A primeira interface, a “Moderna” mostrava os tiles e os apps que você baixava na Windows Store, porém na área de trabalho tinhamos outro ambientes, desta vez sem tiles ou apps. No Windows 10, os Apps da Windows Store também serão compatíveis também com a área de trabalho. Lá, poderão ser movidos, minimizados e fechados com um clique do mouse, como acontece com os apps tradicionais.

5. Multitarefa

multitarefa - windows 10

O velho recurso de teclar Ctrl + Tab para ver os aplicativos que estão rodando no PC e alternar entre eles ganha nova roupagem no Windows 10. Uma botão na Barra de Tarefas aciona esse recurso.

6. Tela dividida

duas telas windows 10 - windows 10

No Windows 10, o recurso de dividir a tela entre vários aplicativos fica mais flexível. É possível, por exemplo, abrir um dos apps à direita e repartir a metade esquerda entre outros dois, um sobre o outro.

7. Múltiplos desktops

multiplos desktops - windows 10

O usuário de Windows 10 vai poder criar áreas de trabalho adicionais e colocar um grupo de aplicativos em cada uma delas. Bastará um clique para alternar entre essas áreas virtuais. É um recurso que existe há anos em sistemas operacionais como Linux e OS X.

8. Windows “transfomer”

windows transformer - windows 10

O Windows 10 vai identificar os dispositivo em que está instalado e oferecer a interface gráfica mais adequada para ele. Quem estiver num tablet vai ver a interface “moderna”, similar à do Windows 8. Quem usar um PC com teclado e mouse terá a área de trabalho tradicional. Já em um smartphone, ainda não temos detalhes, mais provavelmente será algo bem parecido com o Windows Phone atual, ou seja, uma home screen cheia de tiles e apps.

E ai, quem já experimentou o Windows 10, estão gostando? Deixem as opiniões nos comentários abaixo.

2 Comentários

  1. E quem tem um notebook tradicional sem touch não tem como deixar na interface moderna direto? Instalei hoje no meu note mas não consigo achar essa informação em lugar nenhum. Pelo que percebi, se eu quiser tenho que colocar os app junto ao menu iniciar.

  2. I would like to thank you for the efforts you have put in writing this blog. I am hoping to see the same high-grade content from you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my own website now

Deixe uma resposta