iPhone 5
Ilustração feita por John Anastasiadis do iMore

O lançamento do sucessor do iPhone 4S está chegando, segundo fortes rumores ele deve ser apresentado dia 12 de Setembro. Mas será que ele conseguirá competir com o sucesso de vendas Galaxy S III ou mesmo seu irmão maior Galaxy Note que será mostrado dia 29 de Agosto pela Samsung? Embora o iPhone tenha sido sucesso em todas as suas versões anteriores, nada dura para sempre, e segundo alguns especialistas pela primeira vez o iPhone 5 – ou seja lá qual for seu nome – pode ser um fracasso de vendas.

Abaixo mostro 5 razões que poderiam levar o iPhone 5 a ser um fracasso.

1 – Seu design já está batido.

Sério, por melhor que seja o smartphone da Apple, já está na hora dela mudar o design dele. Acho que a empresa americana está tão preocupada em processar a Samsung de ter copiado o visual dele, que quer manter ele para sempre. 5 gerações de um mesmo modelo e pouca mudança é demais. Até a Samsung que faz milhares de Galaxys extremamente parecidos – entre eles e o iPhone – finalmente caiu na real e fez o Galaxy S III com design diferente.

iPhone 5
Ilustração feita por John Anastasiadis do iMore

2 – Causar expectativas demais

Causar expectativas demais aos usuários com mistérios, funcionou até o iPhone 3GS enquanto não havia uma concorrência forte. Porém isso não ajudou nada o iPhone 4S. O mistério da Apple antes de lançar o iPhone automaticamente causa uma expectativa muito grande aos usuários, principalmente aqueles que não entendem muito do assunto. Então começam aparecer coisas absurdas nos rumores como tela flexivel, câmera de 41 Megapixels – as vezes é verdade – telas gigantescas, liquid metal dentre outras coisas.

O problema é que quando o modelo é lançado causa desapontamento já que normalmente as novidades ficam aquém do esperado. Com o iPhone 5 é a mesma coisa. Não adianta, temos que ser realistas, dificilmente o iPhone terá hardware superior aos Androis atuais. Não que isso seja importante, mas como disse, para muita gente que não entende muito do assunto isso é importante e acabam se desanimando de comprá-lo. Por isso acho que a Apple deveria ser mais aberta na produção de seus aparelhos.

3 – iPhone 5 é o último feito com participação de Steve Jobs

Steve Jobs foi o grande pai e idealizador do iPhone. Muita coisa de fantástico – ou não – saia da cabeça dele. Porém depois de sua morte houve uma exagerada “santificação” dele como se ele fosse o único e exclusivo criador do iPhone, sabemos que não é assim. Embora seja indiscutível sua genialidade, ele não trabalhava sozinho, toda a sua equipe era responsável pelo sucesso do iPhone.

Porém é sabido que o iPhone 5 é o último iPhone que tinha os dedos de Steve Jobs. Daí você pode estar se perguntando: isso é ótimo, afinal ele vai ser considerado um marco, o legendário, o último feito pelo mestre! Sim, concordo em partes. Mas e se depois dos primeiros reviews pipocarem na internet falando que ele é mais do mesmo e não tem nada de extraordinário? além da probabilidade de não fazer sucesso, ele pode “queimar” a venda dos sucessores, afinal se com Jobs está ruim… imagina sem ele.

4 – Tela de 4 polegadas já está fora de moda

Outro erro. Enquanto empresas que utilizam Android estão perto da casa das 5 polegadas, a Apple só agora que vai mudar e aumentar para 4 polegadas. Ainda é pouco. O Galaxy S original fez sucesso com a tela de 4 polegadas há quase 3 anos atrás, só agora que o iPhone chegou lá.

tela

A ideia de Steve jobs era usar o iPhone sempre com uma mão, por isso sua tela nunca passava de 3.5 polegadas, até ai tudo bem, faz sentido. Porém ao mudar para 4 polegadas essa ideia cai por chão, não dá para todos usarem uma tela de 4 polegadas apenas com uma mão. Então se é para mudar, que mudasse para algo maior, para competir com a concorrência Androidiana.

5 – Seu famoso dock será abandonado, uma infinidade de acessórios se tornarão obsoletos.

A Apple está a ponto de abandonar seu famoso conector de 30 pinos por um de 19 no novo iPhone. Acho uma tremenda burrada da empresa. Por anos o que mais faz pessoas comprarem iPhone, iPad, iTouchs e até os antigos iPods, desde a primeira geração são os inúmeros acessórios que existem para se conectar os iDevices.

conector

Nenhuma marca no mundo tem tanta compatibilidade. Pessoas possuem rádios com dock para iPhone desde sua primeira geração. Fico triste de saber que meu velho de guerra SoundDock de primeira geração não irá funcionar no novo iPhone, caso eu queira comprar um.

E vocês, o que acham: o que poderia fazer com que o iPhone 5 seja um fracasso?

22 Comentários

  1. A grande jogada de marketing da Apple com certeza será que este modelo de device foi o ultimo que passou pelas mãos do Steve Jobs ….e com certeza milhões o comprarão por isto….com relação a hardware, design e funções com certeza não veremos nada de "magico" .

  2. Acho muita pretensão negativa dizer "um fracasso de vendas". Vender abaixo do esperado ou mesmo manter a média de vendas de seu antecessor seria algo mais, digamos, prudente de se dizer.

  3. Tb enjoei bastante,do Iphone.
    Faz 5 anos q tem a mesma aparência,tanto o IOS quanto o designe do aparelho.
    Então não será mais sucesso igual as versões anteriores.
    A concorrência não está de brincadeira e a Apple só sabe processar mais inovar q é bom,NADA faz..

    • cara se voce escreve designe sendo design e mais sendo mas, espero que tenha enjoado e muito do Iphone porque na boa, voce nao pode ter um smartphone desses na sua mao.. desprestigia demais a marca..

      • Esse povo que ta pagando a 37º parcela do carne das casas baiha do seu falecido Iphone ou como ja dizem por ai "Istone, pode mudar um detalhe aqui outro ali, mas pedra é pedra!" só porque não consegue passar para frente, se contenta com a merda e quer fazer alguém acreditar que a merda pode ser melhor ¬¬ e ainda quer tirar onda U.U faz um carnezinho para comprar um S3 ou um X4. Pior do que esta só uma outra pedra mesmo 😛

  4. Ainda temos a concorrência, o Windows Phone 8 promete muito e se fizer realmente coisas mágicas como a Microsoft está dizendo só vai ficar nas mãos das fabricantes como a Nokia. Creio que um Nokia WP8 Pureview será um sucesso de vendas.

    • Reparei uma coisa no WP8. Apesar de ter uma primeira impressão de cara do produto ser muito intuitivo. quando vc acessa uma função ou pasta tudo vira texto ¬¬ Muito diferente dos sistemas atuais. Até ai a bios é mais rápida no processamento de texto U.U

  5. esse iphone apresentado por esses sites são projetos abandonados pela maçã.isso é feito de proposito.ou vocês acham que o ceo da foxconn iria falar que o proximo iphone iria envergonhar a samsung atoa.o

    • Em aspecto geral acho que as empresas em geral tem deixado muito a desejar ultimamente. Tanto em atualizações e performace. Estão correndo atras do mais potente e rico smart em funções e tals mais qualidade e estilo tem pesado e muito para todas U.U

  6. Talvez para nós ele seja decepcionante. Mas para a maioria das pessoas ele vai continuar sendo um iPhone e o Galaxy SIII vai continuar não sendo um iPhone. Fazem 4 anos que eu vejo todas as previsões de fracasso sobre o lançamento de iPhones fracassarem será que é dessa vez que a previsão de fracasso será um sucesso? A minha opinião é que ainda falta um pouco.

  7. impossivel fracassar,Galaxy s3 é simplesmente um galaxy nexus quad core e esta vendendo bem,imagina um iphone 5.Olha que eu tenho um RAZR e não gosto do IOSe nem de Iphone!

  8. no meu ponto de vista o iphone 5 me parece perfeito,mas a apple deveria colocar o display maior.e cá pra nos iphone é iphone.

  9. Não dá para falar nada sobre o novo iPhone…o mesmo ainda não foi lançado…a única coisa que está em pauta atualmente, é especulação…no momento que o novo iPhone for lançado as pessoas poderão assim tirar as suas conclusões…

  10. Tudo bem, pode até passar de quatro polegadas, mas por favor, não exagera no tamanho do aparelho! O Galaxy SIII já está absurdamente grande!

Deixe uma resposta