5 Razões para para que o iPhone seja um fracasso total

O lançamento do sucessor do iPhone 4S está chegando, segundo fortes rumores ele deve ser apresentado dia 12 de Setembro. Mas será que ele conseguirá competir com o sucesso de vendas Galaxy S III ou mesmo seu irmão maior Galaxy Note que será mostrado dia 29 de Agosto pela Samsung? Embora o iPhone tenha sido sucesso em todas as suas versões anteriores, nada dura para sempre, e segundo alguns especialistas pela primeira vez o iPhone 5 – ou seja lá qual for seu nome – pode ser um fracasso de vendas.

Abaixo mostro 5 razões que poderiam levar o iPhone 5 a ser um fracasso.

1 – Seu design já está batido.

Sério, por melhor que seja o smartphone da Apple, já está na hora dela mudar o design dele. Acho que a empresa americana está tão preocupada em processar a Samsung de ter copiado o visual dele, que quer manter ele para sempre. 5 gerações de um mesmo modelo e pouca mudança é demais. Até a Samsung que faz milhares de Galaxys extremamente parecidos – entre eles e o iPhone – finalmente caiu na real e fez o Galaxy S III com design diferente.

iPhone 5
Ilustração feita por John Anastasiadis do iMore

2 – Causar expectativas demais

Causar expectativas demais aos usuários com mistérios, funcionou até o iPhone 3GS enquanto não havia uma concorrência forte. Porém isso não ajudou nada o iPhone 4S. O mistério da Apple antes de lançar o iPhone automaticamente causa uma expectativa muito grande aos usuários, principalmente aqueles que não entendem muito do assunto. Então começam aparecer coisas absurdas nos rumores como tela flexivel, câmera de 41 Megapixels – as vezes é verdade – telas gigantescas, liquid metal dentre outras coisas.

O problema é que quando o modelo é lançado causa desapontamento já que normalmente as novidades ficam aquém do esperado. Com o iPhone 5 é a mesma coisa. Não adianta, temos que ser realistas, dificilmente o iPhone terá hardware superior aos Androis atuais. Não que isso seja importante, mas como disse, para muita gente que não entende muito do assunto isso é importante e acabam se desanimando de comprá-lo. Por isso acho que a Apple deveria ser mais aberta na produção de seus aparelhos.

3 – iPhone 5 é o último feito com participação de Steve Jobs

Steve Jobs foi o grande pai e idealizador do iPhone. Muita coisa de fantástico – ou não – saia da cabeça dele. Porém depois de sua morte houve uma exagerada “santificação” dele como se ele fosse o único e exclusivo criador do iPhone, sabemos que não é assim. Embora seja indiscutível sua genialidade, ele não trabalhava sozinho, toda a sua equipe era responsável pelo sucesso do iPhone.

Porém é sabido que o iPhone 5 é o último iPhone que tinha os dedos de Steve Jobs. Daí você pode estar se perguntando: isso é ótimo, afinal ele vai ser considerado um marco, o legendário, o último feito pelo mestre! Sim, concordo em partes. Mas e se depois dos primeiros reviews pipocarem na internet falando que ele é mais do mesmo e não tem nada de extraordinário? além da probabilidade de não fazer sucesso, ele pode “queimar” a venda dos sucessores, afinal se com Jobs está ruim… imagina sem ele.

4 – Tela de 4 polegadas já está fora de moda

Outro erro. Enquanto empresas que utilizam Android estão perto da casa das 5 polegadas, a Apple só agora que vai mudar e aumentar para 4 polegadas. Ainda é pouco. O Galaxy S original fez sucesso com a tela de 4 polegadas há quase 3 anos atrás, só agora que o iPhone chegou lá.

tela

A ideia de Steve jobs era usar o iPhone sempre com uma mão, por isso sua tela nunca passava de 3.5 polegadas, até ai tudo bem, faz sentido. Porém ao mudar para 4 polegadas essa ideia cai por chão, não dá para todos usarem uma tela de 4 polegadas apenas com uma mão. Então se é para mudar, que mudasse para algo maior, para competir com a concorrência Androidiana.

5 – Seu famoso dock será abandonado, uma infinidade de acessórios se tornarão obsoletos.

A Apple está a ponto de abandonar seu famoso conector de 30 pinos por um de 19 no novo iPhone. Acho uma tremenda burrada da empresa. Por anos o que mais faz pessoas comprarem iPhone, iPad, iTouchs e até os antigos iPods, desde a primeira geração são os inúmeros acessórios que existem para se conectar os iDevices.

conector

Nenhuma marca no mundo tem tanta compatibilidade. Pessoas possuem rádios com dock para iPhone desde sua primeira geração. Fico triste de saber que meu velho de guerra SoundDock de primeira geração não irá funcionar no novo iPhone, caso eu queira comprar um.

E vocês, o que acham: o que poderia fazer com que o iPhone 5 seja um fracasso?

22 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Analytics