Os testes com a rede 4G LTE já começaram no Brasil faz um tempo, embora não confirmado, até hoje. A Claro logo cedo, durante o evento Qualcomm confirmou que já realiza os teste com redes 4G no Brasil. Os testes, segundo a operadora, estão sendo feitos com modens e smartphones. A empresa não disse quais os modelos, mas eles deixaram vazar que no mês que vem chegará ao mercado brasileiro o Motorola RAZR HD, confirmando assim o documento da ANATEL que confirma a homologação dele no Brasil, de acordo com a numeração do modelo que é XT925. Esse modelo também é compatível com redes LTE 1700, usada pela T-Mobile nos EUA.

A Claro também confirmou que já há 3 cidades brasileiras onde o 4G está funcionando em caráter experimental: Paraty, Buzios no RJ e Campos do Jordão em SP. A empresa espera ampliar o alcance da tecnologia para todas as cidades que serão sede da copa das confederações até o Abri de 2013: Belo-Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Depois, até o fim do mesmo ano ela deve chegar para outras 5 cidades: Cuiabá, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

certificado-homologacao-razrhd

Voltando ao mundo real, eu apoio a chegada do 4G porém as empresas teriam que primeiro fornecer um serviço no minio usável do 3G. Falando especificamente da Claro, operadora ao qual sou cliente, o 3G é ridiculamente lento e 3G+ é raro ter. Para falar a verdade na maior parte do tempo fico no Edge. Nas mesmas localidades que estou meu outro chip da TIM dificilmente fica sem 3G e quando ambos estão funcionando o da Claro é mais lento.

Se a empresa não investe o suficiente para que o 3G funcione, fica a pergunta: ela será capaz de investir simultaneamente no 3G e no 4G? e as melhorias no 4G, serão feitas?

Com informações do tecnoblog

4 Comentários

  1. Como usuario 3G da Claro eu concordo…é um lixo ……e com certeza eles irão enfiar a faca nos usuarios que desejarem o 4G…….

Deixe uma resposta