Já falamos hoje sobre o lançamento ontem do novo iOS 10, em uma visão mais superficial do lançamento. Agora, leiam nesse artigo, as 10 principais novidades que o iOS 10 trás, que foram inspiradas no Android e em outros aplicativos.

1 – iOS 10, Melhorias na interface do usuário

Não tem como negar que a Apple nos últimos anos vem pegando várias novidades do Android e incorporando no seu sistema. No iOS 10, temos uma nova tela de bloqueio que trás, assim como no Android, notificações. Porém a Apple se adiantou e colocou algumas coisas que estarão presentes na versão final do Android N. Além de usar seu 3D touch a favor.

Você pode pressionar e segurar em uma notificação, e surgem opções para interagir com ela, como responder uma mensagem, por exemplo. Tudo isso sem precisar desbloquear a tela. Outro exemplo e ver onde seu Uber está no mapa em tempo real.

ios 10 wwdc 2016 (10)

Os widgets ficaram mais bonitos na área de notificação, e também aparecem na tela inicial se você pressionar e segurar o ícone correspondente. Por exemplo, um app de esportes exibe o placar e, abaixo, opções adicionais (assistir vídeos e ver seus favoritos).

O Centro de Controle também ficou mais simples, e ganhou uma área dedicada a áudio.

2 – iOS 10, Siri mais integrada aos Apps

ios 10 wwdc 2016 (2)

Mais uma novidade que foi inspirada no Android é a nova Siri, baseada no Android Now. Agora é possível frases como “envie uma mensagem para Fulano no WhatsApp”, e a Siri entenderá o comando. Isso vai funcionar também com o WeChat e Slack.

Além disso, será possível iniciar ligações VoIP com o Skype; chamar um carro do Uber, Lyft e Didi; procurar fotos no Pinterest e Shuttefly; e começar ou pausar treinos no Runtastic e RunKeeper. Essa integração também virá a carros através do CarPlay.

Teclado aprende com a Siri

A “aprendizagem profunda” da Siri agora será usada no teclado nativo do iOS. Isso significa que ela vai entender a diferença de palavras iguais com sentido diferente para oferecer sugestões melhores. Por exemplo, ela vai entender os dois sentidos do verbo “play” em inglês nas frases “o time está jogando na final” e “as crianças estão brincando no parque”.

Aplicativo Fotos

ios 10 wwdc 2016 (3)

Seguindo a linha do excelente e social aplicativo Google Photos, agora o app Fotos reuni suas fotos em alguns automaticamente e cria slides e vídeos, tudo sozinho. Mas uma coisa a mais é que ele vai detectar rostos e reunir as fotos com base nas pessoas presentes nelas; no entanto, o reconhecimento facial é feito localmente no iPhone, não na nuvem. Segundo a Apple é para manter a privacidade dos usuários. Ah tá Apple, vamos fingir que acreditamos na sua bondade.

O Fotos também detecta objetos e planos de fundo dessa mesma forma. E há uma nova área chamada Memórias, que agrupa as fotos por pessoas, locais e tempo – uma espécie de álbum automático, tal como o Facebook Moments faz.

Novo Apple Music

ios 10 wwdc 2016 (5)

Correndo atrás do Spotify, o Apple Music ganhou uma remodelada na interface. O app ficou mais fácil e intuitivo de usar, permite acessar suas músicas baixadas offline em um só lugar, ganhou uma seção “tocadas recentemente”, e exibe letras de música (recurso que o Spotify perdeu recentemente). Além disso, a nova aba Para Você traz recomendações diárias de playlists.

Mensagens

O iMessage ganhará prévias de links: por exemplo, o link para uma imagem vai carregar direto na conversa, recurso inspirado no Facebook Messenger e Whatsapp; vídeos do YouTube poderão tocar sem abrir um app separado; e faixas do Apple Music fazem o mesmo.

Há também alguns recursos bobos semelhantes ao novo Allo, do Google. Você pode escolher efeitos para as bolhas de mensagem: elas podem exibir texto bem grande, bem pequeno, ou estourar como bolhas de sabão.

ios 10 wwdc 2016 (1)

Os emojis ficaram três vezes maiores, e você também pode enviar desenhos feitos com o dedo e até mesmo textos escritos à mão.

O iMessage também foi aberto a desenvolvedores. Isso significa que será possível enviar stickers, imagens engraçadas e até dinheiro através de plataformas de terceiros, sem sair do app.

Melhorias no telefone

ios 10 wwdc 2016 (9)

O app Telefone vai ganhar transcrições do correio de voz, detecção de spam para usuários chineses, e uma nova API para receber chamadas VoIP e tratá-las como ligações nativas. O Android tentou integrar ligações VoIP dessa forma no Gingerbread, mas sem sucesso, e o recurso foi removido; será que vai dar certo no iOS?

Mapas

ios 10 wwdc 2016 (4)

O Mapas ganhou um novo design e se tornou mais proativo. Deslize para cima a partir da borda inferior, e surgem sugestões de lugares para você visitar. Por sua vez, a interface de navegação curva-a-curva ficou mais limpa e ganhou informações de trânsito.

Assim como a Siri, o Mapas está aberto a desenvolvedores: é possível (nos EUA) encontrar um restaurante e reservar uma mesa com o OpenTable, chamar um carro do Uber, e pagar por tudo com o Apple Pay.

Apple Notícias

O app Notícias também passou por uma reformulação total, e agora basicamente resume os apps de notícias que você tem no seu dispositivo iOS. Você pode ler todos os artigos nele, e receber notificações na tela de bloqueio. Além disso, ele ganhará suporte a assinaturas. O Notícias ainda não está disponível no Brasil.

Home

ios 10 wwdc 2016 (7)

O app Home é uma nova central para controlar sua casa conectada, incluindo lâmpadas, portas de garagem, termostatos, fechaduras, entre outros. Isso pode ser feito individualmente ou com “cenas”, que realizam diversas ações ao mesmo tempo – por exemplo, “chegando em casa” liga as luzes e destranca a porta da frente.

O Home está no Centro de Controle, e tem notificações avançadas na tela de bloqueio – você pode até ver a câmera da porta da frente sem desbloquear o iPhone.

ios 10 wwdc 2016 (8)

Tudo isso requer dispositivos compatíveis com HomeKit, mas é muito melhor do que abrir apps diferentes para cada um.

E ai, o que acharam das “novidades” da Apple?

Sem comentários

Deixe uma resposta